Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Início
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Portal de Anais UEMS
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 3 Núm. 3 (2019): IV Seminário Intersecção entre Universidade e Escola - 2019
Vol. 3 Núm. 3 (2019): IV Seminário Intersecção entre Universidade e Escola - 2019
Publicado:
2019-12-05
Eixo 1. Políticas Docentes
O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Carla Gabrielle da Silva SOUZA, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 1
PDF (Português (Brasil))
APONTAMENTOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Raquel Pereira da SILVA, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 2-12
PDF (Português (Brasil))
Eixo 2. Formação Inicial de Professores
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES AO PROFESSOR DA ESCOLA.
Willian dos Santos BONFIM, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 13-28
PDF (Português (Brasil))
O LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás
Suzanna Neves FERREIRA, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 29-43
PDF (Português (Brasil))
CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR SENSÍVEL NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA
Débora Cristiane Carvalho SOUZA, Leandro Costa VIEIRA
pp. 44-55
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE SOBRE OS PROFESSORES BRASILEIROS: REPRESENTATIVIDADE E VALORIZAÇÃO EM QUESTÃO
Daniel STOCKMANN, Ronaldo Rodrigues MOISES
pp. 56-65
PDF (Português (Brasil))
COMEÇANDO O RABISCO: OS CAMINHOS DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENHO INFANTIL
Jéssica Maria de Moraes SCHOPF, Lyandra Stephannie Aparecida FRANCO ALVES, Leandro Costa VIEIRA
p. 66
PDF (Português (Brasil))
A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORAS LEIGAS NAS ESCOLAS RURAIS DE PARANAÍBA/MS (1970-1990)
Daniela Simone dos SANTOS, Celia Beatriz PIATTI
pp. 67-81
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Kaio BARCELOS, Morgana MARTINS
pp. 82-83
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O CONTEXTO FRONTEIRIÇO
Alissa Beatriz SANCHES, Jéssica Grance QUETO
pp. 84-85
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO
Tatiane Gamarra CALONGA, Carolina Guane GONZALEZ, Raquel BARRETO DE OLIVEIRA
pp. 86-95
PDF (Português (Brasil))
O PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE NA FRONTEIRA: ESPECIFICIDADES E DESAFIOS
Fernanda Cristina Martins MARTTI, Carolaine Martines MULINA
pp. 96-97
PDF (Português (Brasil))
A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA FRONTEIRA
Jessica Gamarra CALONGA, France Daniele Breinaider VILHAGRA
pp. 98-99
PDF (Português (Brasil))
A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO “EU” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVES REFLEXÕES.
Luciene Caroline Gomes AMORIM, Débora Cristiane Carvalho de SOUZA, Leandro Costa VIEIRA
p. 100
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DA HISTÓRIA E FILOSOFIA NA ABORDAGEM DO CONCEITO DE VIDA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Regiani Magalhães YAMAZAKI, Elizangela Leite VARGAS
pp. 101-102
PDF (Português (Brasil))
O TERMOQUIZ E O BARALHO QUÍMICO COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO
Mônica Caroline Jacinto VIEIRA, Elaine da Silva RAMOS
p. 103
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Adrieli MEDEIROS NUNES, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 104
PDF (Português (Brasil))
A LUDICIDADE E O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM CEINF NA CIDADE DE CORUMBÁA,MS
Laura Helena Cena de Arruda SAAVEDRA, Leandro Costa VIEIRA
p.105
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luciene Caroline Gomes AMORIM, Leandro Costa VIEIRA
pp. 106-114
PDF (Português (Brasil))
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA MUSICALIDADE PARA DESENVOVIMENTO DA CRIANÇA
Nayara Soares ROSA, Leandro Costa VIEIRA
p.115
PDF (Português (Brasil))
NUANCES DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE TEATRO- EDUCAÇÃO E A TENCIONALIDADE PEDAGÓGICA VOLTADA AO PÚBLICO INFANTIL
Ruth Ajala GUERRA, Leandro Costa VIEIRA
p.116
PDF (Português (Brasil))
ERA UMA VEZ...COMO A CONTAÇÂ DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES, CRÍTICOS E CRIATIVOS
Nilva Alves de MOURA, Leandro Costa VIEIRA
pp. 117-128
PDF (Português (Brasil))
METODOLOGIA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GLÂNDUAS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO
Regiani Magalhães YAMAZAKI, Osmar Martins ORTIZ, Liginho RODRIGUES
pp. 129-130
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, UMA PERSPECTIVA A PARTIR DOS PROFESSORES DO CURSO DE QUIMICA (UEMS E UFGD).
Isadora de Souza NOGUEIRA, Fábio PERBONI
p. 131
PDF (Português (Brasil))
DISCURSOS COLETIVOS: FUTUROS PROFISSIONAIS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Larissa Beatriz MOLGORA, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
pp. 132-133
PDF (Português (Brasil))
A INSERÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NOS PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMS
Julice de Souza FARIAS, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 134-146
PDF (Português (Brasil))
O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UM OLHAR CRÍTICO VISANDO HUMANIZAÇÃO
Fernanda Ojeda JARDIM
pp. 147-158
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFGD
Ttaynara Tavares NASCIMENTO, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 159-171
PDF (Português (Brasil))
O ENSINO DE ARTES NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: ENFRENTAMENTOS E RECRIAÇÃO DAS PRÁTICAS DOCENTES PARA RESISTIR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Marcos Antônio BESSA-OLIVEIRA
pp. 172-186
PDF (Português (Brasil))
ESTUDOS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES ENTRE OS ANOS DE 2009-2017
Fláubertt Odevanir COUTO, Fabio PERBONI
pp. 187-198
PDF (Português (Brasil))
Eixo 3. Formação Continuada
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE
Adriana Vilela BISCARO, Glauber SILVA, Maria Alice de Miranda ARANDA
pp. 199-207
PDF (Português (Brasil))
AS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM UM MUNICÍPIO SUL-MATO-GROSSENSE
Angela Hess GUMIEIRO
pp. 208-215
PDF (Português (Brasil))
TOPONÍMIA URBANA DE DEODÁPOLIS E GLÓRIA DE DOURADOS – MS: conexão entre língua, cultura e história
Carla Regina de Souza FIGUEIREDO, Larissa Fernanda da Silva FORTALEZA
pp. 216-236
PDF (Português (Brasil))
O USO DE DICIONÁRIOS EM SALA DE AULA: A TRANSIÇÃO ENTRE O 5º E O 6º ANOS VIA MANIA DE EXPLICAÇÃO DE ADRIANA FALCÃO
Carla Regina de Souza FIGUEIREDO, Marlilene Duarte Segóvia de JESUS
pp. 237-252
PDF (Português (Brasil))
OS ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -mente COMO MODALIZADORES NA JUSTIFICATIVA DA PEC 287/2016
Carla Regina de Souza FIGUEIREDO, Marcos Gabriel Cardoso SILVA
pp.253-268
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Cleusa Francisca de SOUZA, Maria Alice de Miranda ARANDA
pp. 269-279
PDF (Português (Brasil))
O TRABALHO DO PROFESSOR ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO APRENDIZADO DO ESTUDANTE TEA
Karolinne dos Santos SILVA, Cidnei Amaral de MELO, Maira Cristiane BENITES
pp. 280-294
PDF (Português (Brasil))
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INCIAIS E AS PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS
Thais Rodrigues MACHADO
pp. 295-307
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Tatiane Gamarra CALONGA, Carolina Guane GONZALES, Raquel Barreto de OLIVEIRA
pp. 308-316
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA: AS POSSIBILIDADES E AS INSERÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Mariza Salete BACKES SILBA, Fanny Silva VALDEZ
pp. 317-329
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PARCERIA ENTRE UFMS E CRE11 NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO
Vanilda ALVES DA SILVA, Kathia Lorena Caceres BERNAL
pp. 330-331
PDF (Português (Brasil))
DA EXPERIÊNCIA AO ANONIMATO: PALAVRAS, SILÊNCIOS E MEMÓRIAS EM A HORA DA ESTRELA E PONCIÁ VICÊNCIO
Flavia Cristina Batista da ROCHA DA SILVA, Paulo Henrique PRESSOTTO
pp. 332-350
PDF (Português (Brasil))
REPRESENTAÇÕES DO TEMPO E DO ESPAÇO EM EL LLANO EN LLAMAS, DE JUAN RULFO E EL TRUENO ENTRE LAS HOJAS, DE AUGUSTO ROA BASTOS
Natacha Gomes de PAULA, Paulo Henrique PRESSOTTO
pp. 351-368
PDF (Português (Brasil))
LITERATURA E CINEMA: A CARTOMANTE, DE MACHADO DE ASSIS
Jonatan N. TEIXEIRA, Paulo Henrique PRESSOTTO
pp. 369-381
PDF (Português (Brasil))
O DESEJO EM LA ÚLTIMA NIEBLA DE MARIA LUISA BOMBAL E “AMOR” DE CLARICE LISPECTOR
Milene Gonçalves PEREIRA, Paulo Henrique PRESSOTTO
pp.382-404
PDF (Português (Brasil))
A SIGNIFICAÇÃO DA COR EM VOLVER, DE PEDRO ALMODÓVAR
Edilaine da S. B. NAKASONO, Paulo Henrique PRESSOTTO
pp. 405-424
PDF (Português (Brasil))
AQUI OU ACOLÁ: USO DA UNIDADE LEXICAL MACAXEIRA NO SUL DO MATO GROSSO DO SUL
Luciene Gomes Freitas MARINS
pp. 425-438
PDF (Português (Brasil))
Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: LAICIDADE NO ENSINO E VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Eduarda Duarte CACHO, Jéssica da Costa BRITO, Sandra Novais SOUSA
pp.439-450
PDF (Português (Brasil))
AS CORES DO ENSINO: DAS FRONTEIRAS DO PAPEL ÀS PAREDES DO CORPO
Luiz Henrique KHALAF, Christiane ARAÚJO, Keyla Andrea Santiago de OLIVEIRA
pp. 451-464
PDF (Português (Brasil))
EXPECTATIVAS X REALIDADES: DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO À REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Iris Selene CONRADO, Amanda Gonçalves ZARPELON, Florival Dourado dos REIS NETO
pp. 465-480
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DOS ORIENTADORES DE ESTÁGIO QUANTO AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FÍSICA
Nairele Freitas ORTEGA, Fabio PERBONI
p. 481
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIAS EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Isabel Mafort MORAES, Vanessa Bulde de OLIVEIRA
pp. 482-492
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE ARTE EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ITAPORÃ/MS
Nayanne Nascimento SILVA, Rozana Vanessa Fagundes Valentim GODOI
pp. 493-506
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DOS SUPERVISORES DE ESTÁGIO CURRICULAR DAS LICENCIATURAS EM LETRAS DA UEMS/DOURADOS E UFGD
Priscilla Tiomi Hilahata PINHO, Andréia Nunes MILITÃO
pp. 507-518
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENFRENTANDO A AUSÊNCIA DA ARTE LATINO-AMERICANA NA ESCOLA
Simone Rocha de ABREU
pp. 519-525
PDF (Português (Brasil))
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Solayne Pereira Freitas XER, Andréia Nunes MILITÃO
p. 526
PDF (Português (Brasil))
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS ESTAGIÁRIOS DAS LICENCIATURAS DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Fabiula Souza da SILVA, Andréia Nunes MILITÃO
p. 527
PDF (Português (Brasil))
O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Isadora Adriana Pinheiro DOURADO, Andréia Nunes MILITÃO
p. 528
PDF (Português (Brasil))
A SOCIALIZAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE QUÍMICA POR MEIO DE UM ENCONTRO DE ESTÁGIOS
Andressa Queiroz de OLIVEIRA, Adriana Marques de OLIVEIRA
pp. 529-540
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIAS DE UMA ESTAGIÁRIA: COMPREENDENDO ASPECTOS RELACIONADOS A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Anielle da Silva FRANCESQUE
pp. 541-548
PDF (Português (Brasil))
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO III
Wagner ORTEGA, Adriana Marques de OLIVEIRA
pp. 449-554
PDF (Português (Brasil))
Eixo 6. Trabalho Docente
COMO SE DÁ O TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Luan Angelino FERREIRA, Maria José de Jesus Alves CORDEIRO
pp. 555-562
PDF (Português (Brasil))
UMA PROPOSTA APLICADA DE LEITURA E ANÁLISE DO ROMANCE “ÚRSULA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ-MA
Cícero Barros FEITOSA FILHO, Zélia Ramona Nolasco dos Santos FREIRE
p. 563
PDF (Português (Brasil))
O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA PARA ALÉM DA LEI 10.639/03: A CONTRIBUIÇÃO DA GASTRONOMIA NA ESCOLA COMO UMA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Ana Carolina Pereira de SOUZA
pp. 564-573
PDF (Português (Brasil))
EXAMES DE ADMISSÃO AO GINÁSIO: possíveis impactos no primário e no trabalho docente (1931 – 1969)
Késia Caroline Ramires NEVES, Fernanda Cristina Martins MARTTI, Dina Elizabete ALFONSO
p. 574
PDF (Português (Brasil))
INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO: UM DILEMA PARA A PROFISSÃO DOCENTE
Daniel STOCKMANN
pp. 575-589
PDF (Português (Brasil))
ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS
Care Cristiane HAMMES, Ellen Carolina OTT, Neidi Liziane Copetti da SILVA
pp. 590-604
PDF (Português (Brasil))
CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM A CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Care Cristiane HAMMES, Neidi Liziane Copetti da SILVA, Ellen Carolina OTT
pp. 605-619
PDF (Português (Brasil))
MEU ALUNO É AUTISTA - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: Algumas considerações
Flavia Teles GONÇALVES, Gabriela MACHADO
pp. 620-633
PDF (Português (Brasil))
CEIM SÃO FRANCISCO - DOURADOS/MS: CRIANÇA, MÚSICA, POESIA EM ETERNA SINTONIA
Care Cristiane HAMMES, Daniela Rodrigues dos Santos MACHADO, Francinete Rodrigues do Nascimento MORAES
pp. 634-646
PDF (Português (Brasil))
ENSINO SECUNDÁRIO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES: um estudo da imprensa periódica no sul de Mato Grosso (1942-1961)
Ana Gonçalves SOUSA, Adriana Aparecida PINTO, Eurize Caldas PESSANHA
p. 647
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO EMPÁTICA E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Solange STABILE
pp. 648-662
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: INTERCULTURALIDADE E ASPECTOS HISTÓRICOS
Fernanda Ojeda JARDIM
pp. 663-671
PDF (Português (Brasil))
O PAPEL DA EDUCAÇÃO FRENTE À CULTURA DO CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE A REGIÃO FRONTEIRIÇA BRASIL E PARAGUAI
Fernanda Cristina Martins MARTTI, Dina Elizabete ALFONSO
pp. 672-682
PDF (Português (Brasil))
RECORDAÇÕES DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Karolline Coutinho PACHECO, Débora de Barros SILVEIRA
pp. 683-697
PDF (Português (Brasil))
UMA REFLEXÃO SOBRE SENTIDO E SIGNIFICADO DA DOCÊNCIA EM ARTE, NO ÂMBITO DOS CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Ana Paula NOGUEIRA, Celi Correa NERES
pp. 698-711
PDF (Português (Brasil))
COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS
Luciane RISSOTO DOS SANTOS
pp. 712-719
PDF (Português (Brasil))
TRABALHO DOCENTE: O OLHAR DE UMA DOCENTE LICENCIADA EM MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA
Eduarda Duarte CACHO
pp. 720-728
PDF (Português (Brasil))
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO TRABALHO DOCENTE DE DOIS PROFESSORES NA DÉCADA DE 1970, NO MUNICÍPIO DE ITAPORÃ-MT
Terezinha Garcia Cazuza MARTINEZ, Alessandra Cristina FURTADO
p. 729
PDF (Português (Brasil))
MEDIAÇÃO “CULTURAL”: DANÇA E O ENSINO DE ARTE
Kelly QUEIROZ DOS SANTOS, Marcos Antônio BESSA-OLIVEIRA
pp. 730-744
PDF (Português (Brasil))
Eixo 7. Políticas Educacionais
GRAMSCI E SUAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Ana Paula Moreira de SOUSA, Mariclei PRZYLEPA
pp. 745-754
PDF (Português (Brasil))
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA UFMS: LIMITES, DESAFIOS E RESISTÊNCIA
Kelly Cardoso BRASIL, Célia Beatriz PIATTI
pp. 755-769
PDF (Português (Brasil))
O ESTADO DO CONHECIMENTO FRENTE AO GRUPO DE TRABALHO – EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED (2013 a 2017)
Paola GIANOTTO BRAGA, Nadia BIGARELLA
pp. 770-778
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DA UFGD: UMA PROPOSTA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Ana Karoliny Teixeira da COSTA, Adriana Carla Teixeira da Costa BRITO
pp. 779-788
PDF (Português (Brasil))
A ESCOLA PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Elizangela Tiago MAIA, Maria Alice de Miranda ARANDA
pp. 789-798
PDF (Português (Brasil))
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A ELEIÇÃO DE DIRETORES NA LITERATURA EDUCACIONAL
Pamela Caetano GIMENES, Andreia Vicência Vitor ALVES
pp. 799-809
PDF (Português (Brasil))
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: EM PAUTA, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Jacimara Aparecida MENDES, Fabio PERBONI
pp. 810-824
PDF (Português (Brasil))
DO PERÍODO IMPERIAL BRASILEIRO À ERA DITATORIAL DE 1964: OS ENCARGOS E PERFIS DOS DIRETORES ESCOLARES
Evally Solaine de Souza RODRIGUES, Maria Alice de Miranda ARANDA
pp. 825-836
PDF (Português (Brasil))
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM FOCO
Silvia Cristiane Alfonso VIEDES, Maria Alice de Miranda ARANDA
pp. 837-849
PDF (Português (Brasil))
SISTEMA APOSTILADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UM MUNICIPIO DE MATO GROSSO DO SUL
Andrea Maria CAPALBO PEREIRA, Nadia BIGARELLA
pp. 850-859
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE AS PROPOSTAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS.
Rosilene Moreira de SOUZA
pp. 860-867
PDF (Português (Brasil))
O CONCEITO DE POLÍTICA PÚBLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES: ALGUNS APONTAMENTOS
Elis Regina dos Santos VIEGAS, Cristina Fátima Pires Ávila SANTANA, Claudia Marinho Carneiro NODA
pp. 868-879
PDF (Português (Brasil))
O LIBERALISMO E A LEI 13.415/2017
Maria de Lourdes Ferreira de Macedo LOPES, Fabio PERBONI
pp. 880-888
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL RURAL SÃO JUDAS PARA A COMUNIDADE RURAL DO ASSENTAMENTO SÃO JUDAS NO MUNICÍPIO DE RIO BRILHANTE-MS
Adrielle Souza SCHMITZ, Rodirigo Simão CAMACHO, Francieli Aparecida ZENATTI
pp. 889-901
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE ARTE E DISCIPLINARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Nayanne Nascimento SILVA
pp. 902-916
PDF (Português (Brasil))
O PERCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Eliane Souza de CARVALHO
pp.917-926
PDF (Português (Brasil))
POLÍTICAS E EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E A ESCOLA MUNICIPAL MBO’ERO ARANDU’I- ALDEIA JARARÁ
Mariza Salete BACKES SILVA, Rosângela Farias da SILVA
pp. 927-935
PDF (Português (Brasil))
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A ELEIÇÃO DE DIRETORES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Jonata Cristina dos SANTOS, Andreia Vicência Vitor ALVES
pp. 936-948
PDF (Português (Brasil))
A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A NOVA OLIGARQUIA DO EMPRESARIADO
Yara Ligia Daros GARCIA
pp. 949-959
PDF (Português (Brasil))
A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE TAQUARUSSU - MS
Éberson Teixeira ROSA, Fabio PERBONI
p. 960
HISTÓRIA: TECNOLOGIAS PARA O OFÍCIO DOCENTE
Danilo Meira Leite do PRADO, Nedina Roseli Martins STEIN
pp. 961- 971
PDF (Português (Brasil))
Eixo 8. Relatos de Experiencias
RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA DE ESTAGIAR A DISCIPLINA DE FÍSICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO DA REGIÃO DE CORUMBÁ – MATO GROSSO DO SUL
Ronivon Alves MOREIRA
pp. 972-983
PDF (Português (Brasil))
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Júnias Belmont ALVES
pp. 984-992
PDF (Português (Brasil))
REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ENSINO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO - UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS EMEIs DE CAMPO GRANDE-MS
Elisângela Rodrigues FURTADO
pp. 993-1003
PDF (Português (Brasil))
MINHA TERRA - HORTA, CULINÁRIA E PERTENCIMENTO
Liliana Eliza Mello COSTA
p. 1004
PDF (Português (Brasil))
AGRICULTURA URBANA, SOCIAL, SUSTENTÁVEL E INTERDISCIPLINAR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE AMAMBAI-MS
Maria Adriana Torqueti RODRIGUES, Stela Almeida SOARES, Adriana de Fátima Vilela BISCARO
pp. 1005-1019
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS LEIGOS/AS: CONSTITUIÇÃO DA PROFISSÃO
Ana Paula Fernandes da Silva PIACENTINE
pp. 1020-1028
PDF (Português (Brasil))
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO REFLEXÃO E AÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
Pâmilla Nataly Miguelão HELLMANN
pp. 1029-1035
PDF (Português (Brasil))
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ - MS
Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA, Daiane Medina LARROZA, Natália Cristina de OLIVEIRA
pp. 1036-1042
PDF (Português (Brasil))
QUAL É O LUGAR DA MACUMBA?
Pietra Da Costa SILVA, Aline Silva ESPÍRITO SANTO, Christiane Guimarães de ARAÚJO, Keyla Andrea Santiago de OLIVEIRA
pp. 1043-1052
PDF (Português (Brasil))
EXPERIÊNCIAS DE INICIANTES À DOCÊNCIA A PARTIR DO CONTO “SOBROU PRA MIM”, DE RUTH ROCHA, COM ALUNOS DO 8° ANO A, DA ESCOLA ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Paulo Cesar dos Santos MARTINS, Bruno Mota da SILVA
p. 1053
PDF (Português (Brasil))
O(S) DESAFIO(S) DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Cristiane CAMPOS DE ANDRADE
pp. 1054-1065
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES À DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA COM ESTUDANTES PIBIDIANOS DA EAD/UFGD
Ednei Nunes de OLIVEIRA, Marco Antonio Rodrigues PAULO
pp. 1066-1072
PDF (Português (Brasil))
PROJETO MONTEIRO LOBATO: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE
Izabela Cruz FACCIOLI, Vanda Moreira Machado LIMA
pp. 1073-1082
PDF (Português (Brasil))
A CIDADE UNIVERSITÁRIA PELO OLHAR DE CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE CRIANÇAS PROTAGONISTAS DA AÇÃO PEDAGÓGICA
Mary Ane de SOUZA, Bruna Maria SOUZA
pp. 1083-1092
PDF (Português (Brasil))
CORPOS EM PULSÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA ARTE EDUCAÇÃO
Alef Ramos de OLIVEIRA, Mariana Aparecida de Castro PEIXOTO, Christiane Guimarães de ARAÚJO
pp. 1093-1101
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALÉM DA SALA DE AULA: DIA DO BRINCAR NO ABRIGO SÃO FÉLIX DE PONTA PORÃ - MS
Marcia Eto Ifa TATSUMI, Shirley da Silva MATIAS
pp. 1102-1108
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Gabrielly Marques CENTURION, Edneia de ABREU, Shirley da Silva MATIAS
pp. 1109-1116
PDF (Português (Brasil))
APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO
Daiane Medina LARROZA, Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA
p. 1117
PDF (Português (Brasil))
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA ORAL
Joseane Aparecida Souza FRANCISCO, Natalina Sierra Assêncio COSTA
pp. 1118-1130
PDF (Português (Brasil))
INTERVENÇÕES DE LEITURA NA ESCOLA: VIVÊNCIAS NO PIBID-LETRAS
Julia JULIOTTI, Cinddy Daniela Lima TRAQUETA, Eliane Aparecida MIQUELETTI
p. 1131
LITERATURA BRASILEIRA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO DE AÇÕES NO PIBID/LETRAS/UFGD
Milenne BIASOTTO, Évelin Gomes da SILVA
pp. 1132-1143
PDF (Português (Brasil))
ARTE E FILOSOFIA COMO INTERCESSORES DA GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PARA PENSAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Renan Carnaúba OLIVEIRA
pp. 1144-1153
PDF (Português (Brasil))
EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO
Robson Rodrigo MARQUES JUNIOR, Lana Luiz FIGUIERÓ, Christiane Guimarães ARAUJO, Keyla Santiago ARAÚJO
pp. 1154-1165
PDF (Português (Brasil))
INSPIRAÇÕES CONSTRUTIVISTAS PARA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CLASSES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO PROGRAMA PROEPRE
Amanda de Mattos Pereira MANO
pp. 1166-1176
PDF (Português (Brasil))
O DESEMPAREDAMENTO COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR: É POSSÍVEL?
Nataly Gomes OVANDO, Joice Camila dos Santos KOCHI
pp. 1177-1183
PDF (Português (Brasil))
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Thalita Pereira da SILVA, Silvana Alves da Silva BISPO
pp. 1084-1185
PDF (Português (Brasil))
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS TRANS NO CURSO DE ARTES CÊNICAS – UFGD
Camile Cecília dos ANJOS
pp. 1186-1199
PDF (Português (Brasil))
O TRABALHO COM OFICINAS PEDAGÓGICAS: UMA PERSPECTIVA FORMATIVA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Glauce kelly Souza de OLIVEIRA, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 1200
PDF (Português (Brasil))
VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Thais Caroline Raulino MARCIANO, Mírian XAVIER
pp. 1201-1206
PDF (Português (Brasil))
ESTAGIO SUPERVISIONADO - A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Magno Leoncio Sanches SARAIVA
pp. 1207-1213
PDF (Português (Brasil))
CONSTRUINDO UMA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBIC-EM
Livian Maria Espindola MENDES, Phelipe Peres de FIGUEIREDO, Tiago Dziekaniak FIGUEIREDO
p. 1214
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO INFANTIL DOURADENSE EM TEMPOS DE REFORMAS
Walgistela Ponse Aguiar BIANCO
pp. 1215-1223
PDF (Português (Brasil))
O FANTOCHE COMO RECURSO NA INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN E AUTISMO
Tatiana Aparecida de OLIVEIRA
pp. 1224-1231
PDF (Português (Brasil))
O USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LETRAS DA UFMS
Ana Karla Pereira de MIRANDA, Daniela Sayuri Kawamoto KANASHIRO
pp. 1232-1238
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ATENDER A LEI 10.639/2003, DESCONSTRUINDO ESTERIÓTIPOS ATRIBUÍDOS AOS NEGROS
Simone Aparecida de OLIVEIRA
pp. 1239-1249
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO DA ACIDEZ DO LEITE BOVINO UTILIZANDO EXTRATOS NATURAIS
Erica Cristina SILVA, Jamilly de Souza SIMÃO, Eduarda Gnutzmann MORTAIS
p. 1250
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Palabras clave