Edições anteriores
-
Anais do V Seminário Formação Docente – Intersecção entre Universidade e Escola - Paulo Freire: contribuições para a educação pública
v. 4 n. 4 (2021)Trabalhos apresentados no
V Seminário Formação Docente – Intersecção entre Universidade e Escola - Paulo Freire: contribuições para a educação pública
-
III SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE:INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DE REFORMAS
v. 2 n. 2 (2018)O segundo Volume dos Anais do Seminário Formação Docente: intersecção entre Universidade e Escola deriva dos trabalhos apresentados no III Seminário de mesmo nome organizado pelo GEPPEF teve como temática os impactos das reformas sobre a formação de professores, com destaque para discussões sobre propostas de Residencia Pedagógica e da BNCC. além disso debateu demandas formativas dos docentes de diferentes níveis como questões da violência, bullying, educação no campo, além de muitos outros temas que são aqui apresentados na forma de trabalhos completos ou resumos, que trazem resultados de pesquisas e relatos de experiências. -
Anais do VI SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE – INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA “Escola e Universidade Pública em tempos de reconstrução” Dourados/MS, 07, 08, e 09 de agosto de 2023
v. 5 n. 05 (2023)APRESENTAÇÃO
Em sua sexta edição, ocorrida entre 07 e 09 de agosto de 2023, o SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE – INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, elegeu como tema central Escola e Universidade Pública em tempos de reconstrução. Articulando pesquisadoras/es e acadêmicas/os de instituições de ensino superior que investigam questões ligadas à temática da formação e do trabalho docente. De outro, articula-se aos profissionais da educação básica, visando “a aproximação da universidade com a escola permitindo que a própria universidade se aproprie de um conhecimento da realidade que a fará repensar o seu ensino e a sua pesquisa” (Paulo Freire, 2006, p.81-82).
O VI Seminário Formação Docente – Intersecção entre Universidade e Escola - Escola e Universidade Pública em tempos de reconstrução configura-se em espaço de formação por meio de conferências e palestras, e enquanto espaço de divulgação científica notadamente pela apresentação de trabalhos derivados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica, mestrado e doutorado. Abre espaço para a apresentação de relatos de experiências derivadas das escolas de educação básica e de atividades vinculadas à Extensão (PIBEX), Projeto de Ensino, PIBID e Residência Pedagógica.