O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Isadora Adriana Pinheiro DOURADO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Resumo

O trabalho em tela integra a pesquisa interinstitucional desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF) que investiga a configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos diversos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ambas situadas na cidade de Dourados, região Centro-Oeste. Tem por escopo identificar e analisar como se fundamentam e como se desenvolvem as práticas dos estágios Curriculares Obrigatórios em duas universidades públicas de Mato Grosso do Sul. A proposta centra-se em identificar o perfil dos professores da educação básica que supervisionam os estagiários das licenciatura vinculados à Universidade Federal da Grande Dourados. Procura captar as expectativas e percepções desses sujeitos com relação ao estágio supervisionado. Busca ainda identificar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório na universidade e no campo de estágio e analisar a recepção dos estagiários pelos docentes da educação básica. Os objetivos que norteiam a investigação são: analisar as concepções e práticas dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios realizados nas escolas de Educação Básica pelos licenciados da UFGD; mapear a produção bibliográfica sobre Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nos repositórios on-line Scielo e Redalyc; identificar o perfil dos docentes da Educação Básica que supervisionam o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório dos licenciandos da UFGD; identificar atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas escolas de Educação Básica (campo de estágio). Os procedimentos metodológicos assumidos ancoram-se em abordagem qualitativa e elege a pesquisa bibliográfica visando a aproximação do campo de pesquisa. Num segundo momento aplicaremos questionário e realizaremos entrevista com os estagiários a fim de levantar o perfil e as concepções desses sujeitos acerca das vivências no estágio.

Biografia do Autor

Isadora Adriana Pinheiro DOURADO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Licencianda em Pedagogia/UEMS. Bolsista PIBIC/UEMS.

Andréia Nunes MILITÃO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

DOURADO, I. A. P., & MILITÃO, A. N. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 528. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5896

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado

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