EXPECTATIVAS X REALIDADES: DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO À REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa no contexto escolar brasileiro, envolvendo as expectativas dos acadêmicos quanto à disciplina de Estágio Supervisionado em língua inglesa na Universidade, relacionando tensões e medos com crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (BARCELOS, 2003). Além disso, busca-se confrontar a percepção contraditória sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas, em que, por um lado, almeja-se um aprendizado de alto nível, mas, por outro lado, o professor da disciplina por vezes é considerado apenas como um profissional com dicas e técnicas de memorização para se aprender o idioma estrangeiro, e muitas vezes até desconsiderado por seus colegas de profissão (MOITA LOPES, 1996) (MICCOLI, 2016). Após breve retomada sobre tipos de pedagogia e métodos de ensino (LUCKESI, 2011), bem como considerando os objetivos do ensino de língua estrangeira no contexto escolar apontados pelos PCNs, serão apresentados a percepção e o relato de acadêmicos estagiários do último ano do Curso de Letras (UFGD) nas etapas de observação e de regência em escolas públicas, e ainda estudos atuais relevantes sobre ensino de língua inglesa. Como resultado, notou-se como crenças influenciam na prática de aprendizagem e de ensino de língua estrangeira e, portanto, destacou-se a importância de se desmistificar crenças obsoletas sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa na própria prática diária do profissional. Além disso, buscou-se apresentar sugestões para mitigar os mitos, as contradições e as dificuldades encontradas no cenário recente de ensino de línguas nas escolas brasileiras.Downloads
Publicado
2019-12-05
Como Citar
CONRADO, I. S., ZARPELON, A. G., & REIS NETO, F. D. dos. (2019). EXPECTATIVAS X REALIDADES: DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO À REFLEXÃO SOBRE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 465–480. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5887
Edição
Seção
Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado