O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Solayne Pereira Freitas XER Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho integra a pesquisa interinstitucional denominada “A configuração do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores” que tem por escopo analisar a configuração do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura ofertados por duas universidades públicas situadas no Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de um recorte de uma pesquisa mais ampla que investiga diferentes aspectos das 32 licenciaturas, presenciais e à distância ofertadas pelas instituições mencionadas. Ao compreendermos os Projetos Pedagógicos de Curso como um conjunto sistemático de normas sobre as condições gerais dos cursos que regulamentam também aspectos inerentes às atividades do Estágio Curricular Supervisionado a serem desenvolvidas, problematizaremos o processo de desenvolvimento deste componente curricular e as atribuições dos sujeitos que participam do processo. A questão norteadora da pesquisa procura responder: Quais são as concepções dos professores da educação básica acerca do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório? Quais papeis desempenham os docentes da educação básica na formação inicial de professores? Objetiva-se, dessa maneira, identificar o perfil e as concepções dos docentes da Educação Básica que supervisionam o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório dos licenciandos da UEMS. De natureza descritiva e analítica adota como procedimentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário e entrevistas. O processo de recolha de dados, de sistematização e análises das informações deve, necessariamente, direcionar a pesquisa e as reflexões para a etapa seguinte, que desta forma estão sujeitas a reconfiguração de acordo com os “achados da pesquisa”.  

Biografia do Autor

Solayne Pereira Freitas XER, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licencianda em Pedagogia pela UEMS/Dourados. Bolsista PIBIC/CNPq.

Andréia Nunes MILITÃO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

XER, S. P. F., & MILITÃO, A. N. (2019). O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA VISÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 526. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5894

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado

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