O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ - MS
Resumo
Este estudo tem como objetivo realizar um relato de experiência a partir do contato com a escola e suas demandas da sala de aula. Nossa vivência se dá com professores regentes e alunos matriculados em uma turma de 3º ano do ensino fundamental, vinculada ao Programa Residência Pedagogia da Capes, mediado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã. Nesse sentido, buscaremos descrever como se deu o desenvolvimento do Residência Pedagógica até o momento atual, uma vez que o programa ainda está em andamento. As atividades envoltas à nossa formação têm sido relevantes no processo de aquisição de conhecimentos na vida acadêmica, para que a partir disso possamos ter a possibilidade de relacionar teoria e prática com os conteúdos programáticos em uma sala de aula. Vale lembrar que descreveremos, ainda, qual a impressão de um primeiro contato com uma turma diversificada, no que tange a aprendizagem dos alunos, em se tratar especificamente da alfabetização de alunos em região fronteiriça. Consideramos ser fundamental a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação acadêmica como um meio em que seus integrantes têm a possibilidade de vivenciar sua prática profissional, ainda na graduação - sob supervisão de profissionais, como residentes do presente Programa.