O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ - MS

Autores

  • Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã
  • Daiane Medina LARROZA Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã
  • Natália Cristina de OLIVEIRA Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar um relato de experiência a partir do contato com a escola e suas demandas da sala de aula. Nossa vivência se dá com professores regentes e alunos matriculados em uma turma de 3º ano do ensino fundamental, vinculada ao Programa Residência Pedagogia da Capes, mediado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã. Nesse sentido, buscaremos descrever como se deu o desenvolvimento do Residência Pedagógica até o momento atual, uma vez que o programa ainda está em andamento. As atividades envoltas à nossa formação têm sido relevantes no processo de aquisição de conhecimentos na vida acadêmica, para que a partir disso possamos ter a possibilidade de relacionar teoria e prática com os conteúdos programáticos em uma sala de aula. Vale lembrar que descreveremos, ainda, qual a impressão de um primeiro contato com uma turma diversificada, no que tange a aprendizagem dos alunos, em se tratar especificamente da alfabetização de alunos em região fronteiriça. Consideramos ser fundamental a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação acadêmica como um meio em que seus integrantes têm a possibilidade de vivenciar sua prática profissional, ainda na graduação - sob supervisão de profissionais, como residentes do presente Programa.

Biografia do Autor

Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Daiane Medina LARROZA, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Natália Cristina de OLIVEIRA, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Doutora em Educação. Docente no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ORTEGAS DE OLIVEIRA, C., LARROZA, D. M., & OLIVEIRA, N. C. de. (2019). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O CURSO DE PEDAGOGIA: EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PONTA PORÃ - MS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1036–1042. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5703