O TRABALHO DO PROFESSOR ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO APRENDIZADO DO ESTUDANTE TEA

Autores

  • Karolinne dos Santos SILVA Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)
  • Cidnei Amaral de MELO Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)
  • Maira Cristiane BENITES Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)

Resumo

A escolha deste tema se caracteriza pela necessidade de discussão de conhecer e informar a respeito do transtorno do espectro autista (TEA) e suas diversas especificidades, a fim de acender o papel colaborador do professor especialista em suas relações com os estudantes que apresentem características do espectro. Este artigo apresenta-se por meio de um estudo de revisão bibliográfica. O objetivo geral é de destacar a atuação do professor especializado mediante a estudantes com TEA. E os objetivos específicos são: propor alternativas de atuação e de valorização no desafio de propor a aprendizagem o sujeito dentro do espectro autista; subsidiar possíveis contribuições para que o docente possa melhorar os resultados do educando; e, ressaltar a necessária condição do professor estar capacitado e preparado, para receber e ensinar esses discentes. O autismo é um transtorno global de desenvolvimento que se caracteriza por desvios qualitativos na comunicação social, bem como interesses restritos. Esses indivíduos apresentam, antes de três anos de idade, um distúrbio severo do desenvolvimento, principalmente relacionado à sua comunicação e interação social. Entretanto, podem haver indivíduos que apresentam incríveis habilidades intelectuais, educacional, motoras, musicais, de memória e outras, que muitas vezes não estão de acordo com a sua idade cronológica.

Biografia do Autor

Karolinne dos Santos SILVA, Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Campo Grande (2016), pós-graduação em AEE- Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos (2017), Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís (2017), pós-graduanda em Psicomotricidade e Psicopedagogia Clínica na Faculdade Campos Elíseos e a em Transtorno do Espectro Autista - TEA pela Faculdade Novoeste. Tem experiência com regência nas séries iniciais; atuou com a Educação Infantil na Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEPBR/MS e na área da Educação Especial, como professora de apoio na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul -SED/MS e atualmente atua como Técnica do Núcleo de Apoio Pedagógico do Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista- CEAME/TEA, atuando em escolas da SED/MS na área de avaliação e orientação pedagógica.

Cidnei Amaral de MELO, Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2011). Atualmente é Técnico do Núcleo de Assessoramento do CEAME/TEA - Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL e Professor Efetivo de Séries Iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Libera Limes - Uniasselvi ( 2014) e Educação Especial - Atendimento Educacional Especializado pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ( 2016).

Maira Cristiane BENITES, Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA)

Possui graduação em Terapia Ocupacional - Faculdade de Educação Física de Lins/SP; Licenciatura em Biologia - Faculdades Integradas de Ariquemes-Ariquemes/RO .Licenciatura Plena em Pedagogia- FAVED/MG; Especialização em Terapia Ocupacional - Uma Visão Dinâmica Aplicada à Neurologia; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Pós Graduação em Educação Especial com Enfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades; Pós Graduação em Psicomotricidade Clínica e Relacional. Experiência profissional nas áreas da Saúde Mental e Educação Especial. Atualmente atuo no Núcleo de Assessoramento Educacional no Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao estudante com Transtorno do Espectro Autista (CEAME/TEA).

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

SILVA, K. dos S., MELO, C. A. de, & BENITES, M. C. (2019). O TRABALHO DO PROFESSOR ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO APRENDIZADO DO ESTUDANTE TEA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 280–294. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5747