A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Tatiane Gamarra CALONGA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Ponta Porã
  • Carolina Guane GONZALES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Ponta Porã
  • Raquel Barreto de OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Ponta Porã

Resumo

O Brasil possui diversas culturas, etnias, grupos sociais, e durante muito tempo tentou-se homogeneizar determinado grupo social como padrão, desconsiderando as diversidades existentes na escola, muitas vezes propagando o preconceito e discriminação por meio das práticas educativas. Diante disso, o objetivo deste trabalho é refletir sobre importância da pluralidade cultural na formação continuada de professores. Para isso fez-se uso de pesquisa bibliográfica, de produções que discutem essa temática, como também a teoria histórico cultural. Como resultados, a formação continuada em pluralidade cultural é uma temática que possibilita um novo sentido a prática pedagógica dos professores, contribuindo assim para a produção de novas estratégias que promova a inclusão de todos no ambiente educacional. Nesse sentido é emergente trabalhar as diferenças, pois é no ambiente educacional que se encontra diversas culturas, e deve ser um lugar que todos possam se expressar, propiciando um ambiente de respeito, reconhecimento, de valorização. Conclui-se que, a formação continuada em pluralidade cultural, forma professores conscientes da realidade vivenciada no Brasil, buscando valorizar o reconhecimento dessas diferenças em suas práticas, mas as discussões não acabam por aqui, deve-se também considerar a ação de toda comunidade escolar nesse processo, pois só será possível diminuir o preconceito e discriminação se todos os envolvidos estiverem comprometidos a cumprir o papel social da escola.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

CALONGA, T. G., GONZALES, C. G., & OLIVEIRA, R. B. de. (2019). A IMPORTÂNCIA DA PLURALIDADE CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 308–316. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5817