O ESTADO DO CONHECIMENTO FRENTE AO GRUPO DE TRABALHO – EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED (2013 a 2017)

Autores

  • Paola GIANOTTO BRAGA Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
  • Nadia BIGARELLA Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Tem como objetivo analisar parte dos trabalhos acadêmicos publicados no Grupo de Trabalho 15- Educação Especial, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Para tal levantamento, foram selecionados 73 resumos dos trabalhos aprovados/apresentados nas reuniões nacionais dos anos de 2013, 2015 e 2017, com base nos seguintes descritores: a modalidade de apresentação, gênero, titulação dos autores, financiamento, região brasileira, temas principais (palavras-chave) e a metodologia utilizada. Com base nos dados coletados pode-se observar 37ª Reunião Nacional realizada em Florianópolis/SC teve o maior número de participação com 31 trabalhos apresentados. A predominância ficou no gênero feminino, com 68% autores(as) com título de doutorado e e 27% com o mestrado concluídos, havendo destaque de maior quantitativo de doutores(as) na 37ª Reunião.  A CAPES e a CNPq foram as maiores financiadoras das pesquisas na área de educação, com 25% dos 73 trabalhos submetidos e aprovados. A região Sul foi a mais participante no ano de 2017, atingindo 43% do total de publicações. Vale o ressaltar que o evento aconteceu em Florianópolis/SC. A metodologia mais utilizada nas investigações foi a análise documental com 43% dos trabalhos apresentados. Todos os trabalhos discutiram a educação especial: políticas, práticas pedagógicas e formação de professores.

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Grupo de Trabalho da Anped. Educação Especial.

Biografia do Autor

Paola GIANOTTO BRAGA, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista da CAPES.

Nadia BIGARELLA, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Doutora e pós-doutora em Educação. Professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

GIANOTTO BRAGA, P., & BIGARELLA, N. (2019). O ESTADO DO CONHECIMENTO FRENTE AO GRUPO DE TRABALHO – EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS REUNIÕES NACIONAIS DA ANPED (2013 a 2017). ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 770–778. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5713