CEIM SÃO FRANCISCO - DOURADOS/MS: CRIANÇA, MÚSICA, POESIA EM ETERNA SINTONIA

Autores

  • Care Cristiane HAMMES SEMED DOURADOS
  • Daniela Rodrigues dos Santos MACHADO SEMED - DOURADOS
  • Francinete Rodrigues do Nascimento MORAES SEMED - DOURADOS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer um relato sobre a importância das experiências sonoras e musicais através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento das crianças na educação Infantil, como também examinar quais os fatores mais relevantes para influenciar o desenvolvimento das suas potencialidades. A musicalização e a ludicidade são instrumentos pedagógicos riquíssimos que podem contribuir e muito no desenvolvimento integral das crianças nos aspectos cognitivo, afetivo, interativo e criativo. Sabemos que a musicalidade faz parte da vida das pessoas desde o nascimento, cabe aos professores desenvolverem as potencialidades das crianças criando fios condutores de forma interdisciplinar, uma vez que a música pode desenvolver diversas áreas de conhecimento, como empatia, a afetividade, autoestima entre outras coisas. Quando atrelada a ludicidade fornece elementos-chave que consente o professor trabalhar com a criança em pontos de vista alternativos, partindo-se do princípio de que é um movimento que articula a aprendizagem e que apresenta suporte a novos requisitos propostos pela escola. A pesquisa foi realizada no ano de 2018 no Centro de Educação Infantil São Francisco em Dourados, MS. Os resultados encontrados durante o trabalho mostraram que a música é uma ferramenta pedagógica que contribui significativamente na construção do conhecimento da criança. Por meio da modalidade musical lúdica, a criança manifesta emoções, estabelece ligações sociais, descobre a capacidade de escolher, de decidir e de participar das propostas recebidas do professor.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

HAMMES, C. C., MACHADO, D. R. dos S., & MORAES, F. R. do N. (2019). CEIM SÃO FRANCISCO - DOURADOS/MS: CRIANÇA, MÚSICA, POESIA EM ETERNA SINTONIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 634–646. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5738