HISTÓRIA: TECNOLOGIAS PARA O OFÍCIO DOCENTE

Autores

  • Danilo Meira Leite do PRADO
  • Nedina Roseli Martins STEIN

Resumo

Este trabalho visa problematizar o processo histórico de mercantilização e privatização da educação básica pública. É uma preocupação dessa pesquisa entender a maneira na qual são viabilizados recursos para se operacionalizar as novas mídias e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação básica. Nosso olhar se dará às questões teóricas, portanto, entender o macro, a superestrutura, com o intuito de ter um panorama educacional de forma mais ampla, isto é, temos por escolha a pesquisa bibliográfica. O objeto escolhido a fim de compreender parte significativa da educação do tempo presente são as novas tecnologias inseridas na educação básica pública, análises nas quais estão em andamento na presente pesquisa. Para tanto, buscando historicizar o objeto a fim de compreender a raiz histórica do referido processo. Em linhas gerais, o trabalho detém a proposta de entender a disputada pelo controle ideológico da escola, como se opera a sua gestão e a forma como são trabalhados seus recursos e como podem fomentar e formar o educando como sujeito de sua história por meio da pesquisa, do trabalho e da autonomia, a fim de que não se perpetuem as desigualdades de classe no interior do sistema capitalista de produção, mas sim vislumbrar meios de que o educando tenha melhores oportunidades para seu desenvolvimento como cidadão de direito.

Biografia do Autor

Danilo Meira Leite do PRADO

Danilo Meira Leite DO PRADO (UEMS – Campo Grande/PIBAP)[1]

Nedina Roseli Martins STEIN (UEMS – Dourados)[2]


 Mestrando Profeduc (Mestrado Profissional em Educação – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Professor de História na rede municipal de Campo Grande/MS.

Professora Doutora (Tempo Integral) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul / UEMS.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

PRADO, D. M. L. do, & STEIN, N. R. M. (2019). HISTÓRIA: TECNOLOGIAS PARA O OFÍCIO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 961– 971. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5916