CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR SENSÍVEL NUMA PERSPECTIVA HUMANIZADORA
Resumo
RESUMO:
Diante de um mundo globalizado em que as informações são geradas em segundos, nos deparamos com a consequência do conforto imediato, relacionamentos frios e distantes. Percebemos que a frieza e a rigidez são reproduzidas na escola em forma de uma educação para resultados imediatos gerando um ambiente escolar desconfortável com professores rígidos e alunos desmotivados, gerando um contraditório, já que em meio as superficialidades a escola deveria trazer o que há de mais profundo em termos de conhecimentos e vivências. Em face disso, esse estudo traz uma reflexão a cerca da formação docente e da educação do sensível, com o objetivo de investigar as contribuições da ludicidade na formação desse professor mais humanizado que contribui para o desenvolvimento inteiro e pleno do educando, que compreenda que a aprendizagem envolve o intelecto e a emoção. Verificar como práticas lúdicas pode além de formar vínculos afetivos, proporcionar um ambiente agradável para um aprendizado significativo. Esse texto é um recorte de uma pesquisa mais ampla, com aspectos qualitativos, que buscou através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que se encontram em processo de formação inicial, juntamente com referenciais teóricos a relevância de uma formação lúdica e sensível que prepara o professor as diferentes realidades que se apresentem que os capacitam a uma prática de aproximação e afetiva.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Educação do sensível. Ludicidade.