INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO: UM DILEMA PARA A PROFISSÃO DOCENTE

Autores

Resumo

O presente artigo perfaz de maneira sintética uma abordagem histórica das políticas públicas educacionais assim como as tensões entre os diversos projetos societários interentes às mesmas. A expansão do direito à educação é marcada pela resistência quanto à necessária ampliação de investimos que possibilitem um ensino de qualidade, ou seja, a valorização qualitativa e quantitativa das dimensões físicas e humanas, consubstanciadas no aprimoramento físico-estrutural e na decente retribuição salarial dos professores. Neste sentido a analise histórica a partir de uma leitura histórico crítica desvela as divergências de classes que disputam o espaço cultural e educacional no país desde tempos imemoriais. Essa caracterização se faz sentir ao analisar as leis educacionais ao longo do tempo. O conservadorismo político que aflorou na sociedade recentemente afetou os sistemas de ensino, tratando a educação como um bem de consumo e não como um direito social. Essa tendência se materializará tanto na versão privatista quanto na tendência de contestar a autoridade e liberdade do docente, como é o caso de projetos como Escola Sem Partido, por exemplo. Entretanto percebem-se, ainda que insuficientes, há alguns avanços, como o aumento salarial através de piso nacional, a expansão de tempo remunerado extraclasse para planejamento bem como a proposição de planos plurianuais de educação.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Trabalho docente. Profissionalização.

Biografia do Autor

Daniel STOCKMANN, Doutorando na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pela Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC (2011). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2004) e em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2017). Supervisor de Gestão Escolar - SED/MS. Possui experiência em: Filosofia; Sociologia; Ciência Política; Gestão e História da Educação.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

STOCKMANN, D. (2019). INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO: UM DILEMA PARA A PROFISSÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 575–589. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5700