EXPERIÊNCIAS EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabel Mafort MORAES UFMS
  • Vanessa Bulde de OLIVEIRA

Resumo

O estágio supervisionado é um processo de aprendizagem e reflexões, tendo como um de seus principais objetivos formar acadêmicos/as cientes do meio e dos contextos sociais em que deverão atuar. O presente trabalho tem como temática as experiências aprendizagens e reflexões acerca do estágio obrigatório na Educação Infantil, realizado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2019. Teve por objetivo elucidar os aspectos relevantes da prática pedagógica vivenciada, relacionando-as com aspectos teóricos discutidos ao longo da graduação. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, por meio da contribuição de alguns/mas autores/as e pesquisadores/as estudados/as, discutidos/as e problematizados/as ao longo do curso, para o respaldo da prática pedagógica vivenciada. Como aspecto relevante a ser pensado e problematizado no estágio, destaca-se a importância do grafismo infantil como forma de representação e comunicação na infância, sendo necessário reconhece-lo para além do aspecto estético e entende-lo como ferramenta para compreender o mundo objetivo e subjetivo da criança. Todo o processo, desde o inicio do estágio até a escrita final do relato de experiência contribuiu fortemente para a formação docente, fortalecendo vínculos, possibilitando vivências concretas de aprendizagem, de modo a contribuir para a construção de uma carreira docente sólida, reflexiva, significativa e coerente com a realidade apresentada.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

MORAES, I. M., & OLIVEIRA, V. B. de. (2019). EXPERIÊNCIAS EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 482–492. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5840

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado