COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS

Autores

  • Luciane RISSOTO DOS SANTOS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A prática educativa submerge inúmeras variante e, quando verificada em profundidade, revela a complexidade do trabalho docente. A tempos a escola vem passando por uma crise, evidenciada pela baixa qualidade de ensino refletida nos indicadores de qualidade da educação. Nesta perspectiva o presente trabalho buscou investigar, a partir da análise de relatos de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, de três escolas públicas localizadas em um município no interior do estado de Mato Grosso do Sul, quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em participar das aulas de forma ativa e comprometida com o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que a metodologia adotada por alguns professores e o desenvolvimento dos conteúdos de forma superficial são os principais motivos que contribuem para o desinteresse dos alunos. Portanto ficou claro mediante informações dos estudantes que a maneira em que o conteúdo foi desenvolvido não possibilitou avanços na construção do conhecimento. Outro fator identificado foi o despreparo do professor em propor metodologias inovadoras, que despertem o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Isso indica a importância de um repensar epistemológico para a organização da prática educativa no contexto da educação básica, sobretudo, se o horizonte for a formação de cidadãos críticos, atuantes e participativos nas decisões da sociedade em que estão inseridos.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

RISSOTO DOS SANTOS, L. (2019). COMO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 712–719. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5782