ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: LAICIDADE NO ENSINO E VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica realizada na disciplina de Estágio Obrigatório na Educação Infantil III, que ocorreu no 7° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no ano de 2019. É importante destacar que a realização do Estágio na formação inicial permite visualizar a realidade de determinada instituição, possibilitando ao futuro/a educador/a conhecer e refletir sobre o âmbito que irá ter contato em sua vida profissional. Por isso, a relevância do Estágio, afim de possibilitar uma aproximação com práticas pedagógicas, com profissionais e alunas/os, ou seja, com o campo escolar de forma geral. As etapas deste são: observação, planejamento orientado e regência, discutidas e contextualizadas no decorrer do artigo. Alguns pontos que destacaram-se foram: reflexões e leituras de múltiplos aspectos proporcionados pelo Estágio; práticas docentes da professora regente, como dar voz às vontades das crianças, atividades que trabalham a linguagem oral e o brincar, etc; e a utilização de episódios observados que resultou em uma problemática levantada: laicidade nas instituições de ensino. Compreendeu-se que as orações cristãs nas escolas públicas ferem não somente a legislação educacional e a Constituição da República, como também sinaliza a dicotomia entre o tratamento dado à educação das classes populares à educação destinada à eliteDownloads
Publicado
2019-12-05
Como Citar
CACHO, E. D., BRITO, J. da C., & SOUSA, S. N. (2019). ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: LAICIDADE NO ENSINO E VIVÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp.439–450. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5717
Edição
Seção
Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado