O PERCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • Eliane Souza de CARVALHO UEMS

Resumo

Este texto objetiva descrever o percurso da internacionalização da Educação Superior brasileira no planejamento educacional por meio das diretrizes presentes na Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), no Plano Nacional de Educação (2010) e nos Planos Nacionais de Pós-graduação, nos quais é possível constatar orientações referentes aos processos de internacionalização. A confecção do texto permitiu perceber o movimento da construção dos planos e a evolução na elaboração dos textos mostram o Estado se reestruturando para responder às demandas geradas pelo mercado e atender as necessidades de internacionalização. O processo de internacionalização tem se dado em duas vertentes, uma no sentido de cooperação, de troca entre as nações, povos e culturas, e outra que pode estar gerando uma mercantilização da educação, podendo tornar-se apenas em questões de interesses comerciais. Assim, ao mesmo tempo em que se busca configurar a internacionalização a partir de um processo de cooperação mútua e intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, promovendo uma integração através de processos de cooperação internacional, também se almeja aumentar o quantitativo e o desempenho científico e tecnológico do país.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

CARVALHO, E. S. de. (2019). O PERCURSO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp.917–926. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5853