PROJETO MONTEIRO LOBATO: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

Resumo

O presente relato de experiência tem como temática um plano de atividades desenvolvido com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Presidente Prudente, SP, durante um semestre do Programa Residência Pedagógica (PRP). O objetivo desse trabalho refletir sobre a minha atuação docente no PRP, destacando os desafios e possibilidades que enfrentei durante o percurso no primeiro semestre de 2019. O plano de atividades foi elaborado a partir de um estudo sobre Monteiro Lobato, assim como, sobre as especificidades dos alunos, o currículo escolar e os aspectos do desenvolvimento de crianças de 6 a 7 anos. Tal plano foi estruturado em dez aulas, que abordaram alguns personagens da obra do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato, articulando com os conteúdos e habilidades propostos para aquele ano. Destaco que, ao desenvolver as aulas planejadas, enfrentei desafios que ampliaram a minha concepção sobre a prática docente, além de aprender a respeitar a diversidade e o desenvolvimento dos alunos, tive a oportunidade de descobrir o que é possível ou não trabalhar em uma sala do 1º ano do Ensino Fundamental. Concluo que o PRP tem sido uma experiência repleta de aprendizados para a minha formação profissional.

Biografia do Autor

Izabela Cruz FACCIOLI, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

Departamento de Educação.Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente.

Vanda Moreira Machado LIMA, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

FACCIOLI, I. C., & LIMA, V. M. M. (2019). PROJETO MONTEIRO LOBATO: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1073–1082. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5721