O USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LETRAS DA UFMS
Resumo
O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar as fragilidades e as contribuições do uso de podcast como recurso didático para disciplinas do curso de Letras Português-Espanhol, na modalidade a distância, da UFMS. A escolha do tema justifica-se pela importância de se discutir as tecnologias na educação, sobretudo de utilizá-las no curso de formação de professores; avaliar suas contribuições na elaboração de material didático e refletir sobre o uso dessa ferramenta na aprendizagem. Consideramos podcast como um arquivo em áudio, geralmente em MP3, que pode ser escutado em um dispositivo eletrônico com acesso à internet ou baixado para uso off-line, podendo ser utilizado qualquer lugar e em qualquer momento, inclusive simultaneamente à realização de outras atividades. Fundamentamos nossas análises em estudos que tratam a respeito do uso de tecnologias na educação (GOMES JR., SILVA, 2016) e do podcast (RIVERA SALAS, 2018; ROBLES NORIEGA, 2011; SOLANO SÁNCHEZ, 2010). Considerando a baixa velocidade da internet em muitos lugares do estado sul-mato-grossense, já relatado em outras pesquisas (ALMEIDA et. al., 2014; CHIAPPETA; KANASHIRO, no prelo), como resultados de nossa experiência, podemos mencionar que apesar das dificuldades (como, por exemplo, a necessidade de encaminhar arquivo separado quando envolviam o uso de textos, tabelas, imagens etc.), essa ferramenta constitui-se como uma alternativa útil e viável no apoio ao ensino e à aprendizagem, no que se refere à apresentação de conteúdos e à orientação de atividades.