O USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LETRAS DA UFMS

Autores

Resumo

O presente relato de experiência tem por objetivo apresentar as fragilidades e as contribuições do uso de podcast como recurso didático para disciplinas do curso de Letras Português-Espanhol, na modalidade a distância, da UFMS. A escolha do tema justifica-se pela importância de se discutir as tecnologias na educação, sobretudo de utilizá-las no curso de formação de professores; avaliar suas contribuições na elaboração de material didático e refletir sobre o uso dessa ferramenta na aprendizagem. Consideramos podcast como um arquivo em áudio, geralmente em MP3, que pode ser escutado em um dispositivo eletrônico com acesso à internet ou baixado para uso off-line, podendo ser utilizado qualquer lugar e em qualquer momento, inclusive simultaneamente à realização de outras atividades. Fundamentamos nossas análises em estudos que tratam a respeito do uso de tecnologias na educação (GOMES JR., SILVA, 2016) e do podcast (RIVERA SALAS, 2018; ROBLES NORIEGA, 2011; SOLANO SÁNCHEZ, 2010). Considerando a baixa velocidade da internet em muitos lugares do estado sul-mato-grossense, já relatado em outras pesquisas (ALMEIDA et. al., 2014; CHIAPPETA; KANASHIRO, no prelo), como resultados de nossa experiência, podemos mencionar que apesar das dificuldades (como, por exemplo, a necessidade de encaminhar arquivo separado quando envolviam o uso de textos, tabelas, imagens etc.), essa ferramenta constitui-se como uma alternativa útil e viável no apoio ao ensino e à aprendizagem, no que se refere à apresentação de conteúdos e à orientação de atividades.

Biografia do Autor

Ana Karla Pereira de MIRANDA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Letras Português-Espanhol e Mestrado em Estudos de Linguagens pela UFMS, doutorado em Educação pela Puc-Rio.

Daniela Sayuri Kawamoto KANASHIRO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É doutora e mestre em Educação pela USP, graduada em Letras Português e Espanhol pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol, nas modalidades presencial e a distância, na pós-graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada e ensino de línguas e no Mestrado em Estudos de Linguagens como docente colaboradora. É membro dos Grupos de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol/FEUSP, de Estudos em Formação de Professores na EAD (GEForPED)/UFMS, de Práticas de letramento multi/hipermidiáticas/UFMS e de Pesquisa em Elaboração e Análise de Material Didático de Espanhol como Língua Estrangeira (Gemadele)/UFS, todos cadastrados no CNPq. Foi coordenadora de área de subprojeto vinculado ao Pibid (2014-2018), coordenadora institucional da Residência Pedagógica (2018) e, atualmente, é coordenadora institucional do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras. Participou como coautora da obra "Publicidade e propaganda: o vídeo nas aulas de língua estrangeira", selecionado pelo edital PNBE-MEC (2010) e como leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Conhecimentos de Espanhol, do Ministério da Educação (BRASIL, 2006). Tem experiência na área de Letras e Educação, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: ensino e aprendizagem de espanhol, educação a distância, formação de professores, avaliação, compreensão leitora e material didático

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

MIRANDA, A. K. P. de, & KANASHIRO, D. S. K. (2019). O USO DE PODCAST NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CURSO DE LETRAS DA UFMS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1232–1238. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5897