UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO III
Resumo
Este trabalho apresenta as potencialidades e limitações da utilização das sequências didáticas (SD) utilizadas em Estágio Curricular Supervisionado III. A partir das dificuldades e do pouco contato apresentado pelos acadêmicos nos estágios de ensino anteriores, na utilização da construção de uma sequência didática, como ferramenta contribuinte para o processo de ensino aprendizagem. Nos últimos estágios supervisionados de ensino as SD se tornam de tal relevância para o auxílio no planejamento do aprendizado, em que os futuros professores terão através destas um passo a passo do que será realizado em sua sala de aula. Assim os futuros professores terão a apropriação teórico-metodológica que poderá ser abordada em sala de aula para aplicação das aulas de regência. As SD podem ser compreendidas como onde o professor, através dos objetivos que pretende alcançar com seus alunos, irá organizar sistematicamente uma serie de atividade para atingir a aprendizagem dos conteúdos. A metodologia da sequencia didática é de construir um passo a passo da maneira em que o conteúdo será ministrado em sala de aula, auxiliando o professor para que não se perca acerca do tema a ser trabalhado. De modo que os acadêmicos na área de ensino descubram a praticidade e a eficiência de trabalhar com a metodologia da sequencia didática, sendo capaz de realizar um ensino de qualidade e diferenciado através da utilização desta ferramenta.