UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO III

Autores

  • Wagner ORTEGA UFGD
  • Adriana Marques de OLIVEIRA UFGD

Resumo

 Este trabalho apresenta as potencialidades e limitações da utilização das sequências didáticas (SD) utilizadas em Estágio Curricular Supervisionado III. A partir das dificuldades e do pouco contato apresentado pelos acadêmicos nos estágios de ensino anteriores, na utilização da construção de uma sequência didática, como ferramenta contribuinte para o processo de ensino aprendizagem. Nos últimos estágios supervisionados de ensino as SD se tornam de tal relevância para o auxílio no planejamento do aprendizado, em que os futuros professores terão através destas um passo a passo do que será realizado em sua sala de aula. Assim os futuros professores terão a apropriação teórico-metodológica que poderá ser abordada em sala de aula para aplicação das aulas de regência. As SD podem ser compreendidas como onde o professor, através dos objetivos que pretende alcançar com seus alunos, irá organizar sistematicamente uma serie de atividade para atingir a aprendizagem dos conteúdos. A metodologia da sequencia didática é de construir um passo a passo da maneira em que o conteúdo será ministrado em sala de aula, auxiliando o professor para que não se perca acerca do tema a ser trabalhado. De modo que os acadêmicos na área de ensino descubram a praticidade e a eficiência de trabalhar com a metodologia da sequencia didática, sendo capaz de realizar um ensino de qualidade e diferenciado através da utilização desta ferramenta.

 

Biografia do Autor

Wagner ORTEGA, UFGD

Discente de Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados  do curso de Licenciatura em Química

Adriana Marques de OLIVEIRA, UFGD

Professora do Ensino de Química da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ORTEGA, W., & OLIVEIRA, A. M. de. (2019). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS POTENCIALIDADES DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO III. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 449–554. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5910

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado