EXPERIÊNCIAS DE INICIANTES À DOCÊNCIA A PARTIR DO CONTO “SOBROU PRA MIM”, DE RUTH ROCHA, COM ALUNOS DO 8° ANO A, DA ESCOLA ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO, MUNICÍPIO DE DOURADOS/MS
Resumo
O presente trabalho busca apresentar os resultados finais obtidos a partir do desenvolvimento de um projeto realizado com a turma do 8° ano de uma escola pública estadual da cidade de Dourados-MS. O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Letras/UFGD), integrando iniciantes à docência, supervisora da escola e coordenadoras de área. O objetivo geral e específico do projeto foi, a partir da leitura de um conto – “Sobrou pra mim”, de Ruth Rocha – trabalhar a identificação das características desse gênero, relembrando seus elementos básicos, e exercitar a interpretação e produção textual dos alunos. Para sustentar teoricamente a elaboração do projeto e seu desenvolvimento, foi imprescindível recorrer à noção de gêneros discursivos de Bahktin (1997) e à leitura de obras que tratam da Literatura (EAGLETON, 2006; COMPAGNON, 2009) e dos operadores de leitura da narrativa (FRANCO JR, 2003). Durante dois encontros de 2 horas/aula, aulas expositivas e dialogadas permitiram a contextualização das referidas obras como embasamento para explanação sobre o gênero textual conto. Ainda, foi realizada a leitura do conto de Ruth Rocha, que permitiu a apreensão dos principais elementos constituintes do gênero textual em questão. Como atividade avaliativa, foi solicitado para que, em duplas, os educandos produzissem e compartilhassem com a turma um conto com a mesma temática tendo a mediação final do bolsista acerca dos contos produzidos à luz do referencial teórico que serviu de base para a realização do projeto. Portanto, a experiência aponta que um trabalho de pré-leitura, leitura e pós-leitura, considerando o papel da leitura como geradora de prazer estético, pode levar os alunos a desenvolverem um maior envolvimento com o texto, o que facilita a sua compreensão, a abordagem das características do gênero e, consequentemente, uma melhor produção textual.
PALAVRAS-CHAVE: Conto. Gênero. Escola. Docência. PIBID.