TRABALHO DOCENTE: O OLHAR DE UMA DOCENTE LICENCIADA EM MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Eduarda Duarte CACHO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho foi realizado no 5° semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no ano de 2018. Tem como objetivo refletir questões teóricas para a discussão das especificidades do trabalho docente, por meio de uma entrevista realizada com uma professora licenciada em Matemática que atua na escola pública do município de Campo Grande/MS. É relevante destacar a importância do trabalho, de maneira geral, que é a condição básica da vida da sociedade, que por meio dele supre as necessidades individuais e/ou familiares e promove a interação com outros pares. O trabalho docente, por sua vez, possui suas especificidades. Nesse sentido, as perguntas realizadas para a professora buscaram discutir estas, sendo o respeito da formação profissional, da valorização dos/as professores/as e da participação nas tomadas de decisões no âmbito da escola, em especial, na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) juntamente com a comunidade escolar. Concluiu-se que o trabalho docente envolve outrem e é baseado em interações humanas, sendo necessário que haja cooperação e diálogo para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma a contribuir na vida dos discentes, a fim de serem cidadãos/as críticos que busquem a efetivação da democracia, tendo a elaboração do PPP uma das variadas formas de efetivar a mesma.  

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

CACHO, E. D. (2019). TRABALHO DOCENTE: O OLHAR DE UMA DOCENTE LICENCIADA EM MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 720–728. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5803