UMA PROPOSTA APLICADA DE LEITURA E ANÁLISE DO ROMANCE “ÚRSULA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ-MA

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Resumo

RESUMO: A proposta de intervenção aqui apresentada é parte integrante de um projeto de pesquisa em desenvolvimento do Programa de Mestrado Profissional (ProfLetras) da UEMS de Dourados/MS.  O projeto de pesquisa visa discutir as causas da invisibilidade da escrita feminina no Brasil oitocentista a partir da obra “Úrsula” da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis. Primeira romancista de língua portuguesa a escrever um romance abolicionista rompendo com a invisibilidade da escrita feminina na literatura brasileira do século XIX.  Os seguintes objetivos são propostos: discutir a trajetória e a invisibilidade da escrita feminina na literatura brasileira do século XIX em sua relação com o patriarcado presente no cânone literário, bem como analisar a obra “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis; identificar as causas da não valorização da escrita feminina na literatura brasileira do século XIX; analisar, a partir do romance “Úrsula” questões como a valorização da mulher negra e a pauta escravocrata presente na obra.  Em um primeiro momento, foca-se na revisão bibliográfica e  no locus da pesquisa, utilizaremos a metodologia da pesquisa-ação de Thiollent (2011), devido à sua especificidade de participação  de pesquisadores e os participantes de uma  dada situação da realidade. Como resultados ao final da pesquisa espera-se que os alunos partícipes do projeto sejam capazes de entender: as causas da invisibilidade da escrita feminina no Brasil oitocentista;  a pauta escravocrata e abolicionista presentes na obra “Úrsula” e o legado de Maria Firmina dos Reis à Literatura brasileira, bem como sua contribuição para o empoderamento feminino a partir das letras.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

FEITOSA FILHO, C. B., & FREIRE, Z. R. N. dos S. (2019). UMA PROPOSTA APLICADA DE LEITURA E ANÁLISE DO ROMANCE “ÚRSULA” DE MARIA FIRMINA DOS REIS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ-MA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 563. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5673