SISTEMA APOSTILADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UM MUNICIPIO DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Tem objetivo de investigar o sistema apostilado na Educação Infantil em um município de Mato Grosso do Sul. Propensão observada no estado de São Paulo, que vem se replicando em todos os estados brasileiros. Esse sistema tem como característica as parcerias público-privadas, tendência que se instaurou com as políticas de municipalização, após a promulgação da Constituição de 1988. Por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e teórica com base nos autores Adrião, Peroni(2015), Cury(2009), Azevedo(2009) e Militão(2012). Como também se buscou auxilio em duas teses e uma dissertação relacionadas à temática. O percurso investigativo mostrou que os municípios perderam o auxílio dos entes estaduais e da União na partilha financeira para com a Educação Infantil, arcando com esse ônus e sem tempo para se prepararem e assumirem, praticamente sozinhos, a responsabilidade pela educação básica. Esse fato fez com que a maioria dos municípios brasileiros optassem pelas parcerias públicos privadas, porque não conseguem atender a todos os alunos das creches por e pré-escolas. Por isso acham conveniente abrir editais que chamam as instituições privadas para resolver seus problemas. Essas instituições vendem todo o sistema apostilado, que inclui manual e treinamento de professores, avaliações e provas, suporte para a gerência administrativa da escola, e até apoio pedagógico.
Palavras-chave: Política Educacional; Sistema apostilado de Ensino; parceria públio-privada