ENSINO SECUNDÁRIO E INSTITUIÇÕES ESCOLARES: um estudo da imprensa periódica no sul de Mato Grosso (1942-1961)
Resumo
Esta comunicação objetiva compreender e apresentar as percepções sobre o ensino secundário em Mato Grosso do Sul no período de 1942 a 1961 obtidas por meio do exame da imprensa periódica regional. Temos como aporte teórico metodológico os estudos de Bernardes (2010); Braghini (2005); Braghini, Junior (2012); Luca (2005); Pessanha, Brito (2014); Pessanha, Silva (2014); Pessanha, Assis, Silva (2017); Souza (2009); PINTO (2013, 2018). Esses resultados fazem parte de pesquisa sobre Ensino secundário desenvolvida pelas autoras. Para Rodolfo Calil Fernandes (2010) identificam-se dois períodos distintos durante a vigência da Lei Orgânica do Ensino Secundário: o primeiro curto, de 1942 a 1945, quando a proposta mostra-se claramente centralizadora e elitista e em segundo, de 1946 a 1961, marcado por intensos debates públicos sobre a expansão do sistema secundário para que acompanhasse as mudanças da estrutura sociocultural brasileira e servisse ao desenvolvimento do país. Para identificarmos e analisarmos a proposta em tela, utilizamos os jornais Gazeta do Comércio (Três Lagoas), Jornal do Comércio (Campo Grande) e A Tribuna (Corumbá). A pesquisa de busca e seleção dos jornais foi realizada no site da Hemeroteca Nacional, em seguida foram baixadas em pdf as edições disponíveis dos jornais, depois de realizado esse processo a pesquisa já realizou o mapeamento e tabulação dos jornais. Os resultados iniciais desta pesquisa apontam uma que a imprensa periódica regional explicita a percepção sobre o ensino secundário no estado quando relatam em suas páginas notícias sobre os grupos escolares em Aquidauana, Rondonópolis, Campo Grande e Várzea Grande e sobre acriação do estabelecimento de ensino da escola técnica de comércio em Três Lagoas. Também há noticias sobre as escolas rurais no estado que em 1955 que eram 96 distribuídas em todo o estado.. Considera-se a imprensa como fonte importante para compreender aspectos da história da educação regional, não desvelados em fontes de outra natureza.