FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Kaio BARCELOS Universidade Federal da Grade Dourados
  • Morgana MARTINS Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

RESUMO: Em relação à formação dos professores, a resolução CNE/CP 009/2001 ressalva a importância da formação inicial e continuada serem construídas com base em debates e princípios fundamentados da educação especial. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar o atual cenário da produção científica sobre a formação de professores de educação física e as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular de ensino. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online- SciELO e Google Acadêmico, entre os anos de 2014 e 2018. Após seguir os critérios estabelecidos para a seleção dos trabalhos, foi feita a leitura de 10 trabalhos e posteriormente os resultados dos trabalhos foram abordados de forma descritiva em um item do artigo. Os estudos afirmam que a avaliação das políticas públicas em dez anos ainda é um tema muito complexo, que envolve diferentes frentes, ocasionando ainda em uma reinterpretação em contextos locais, em suas variáveis como: escolas, cidades, etc. A formação de professores no Brasil para a área de educação especial, é acometida por sérios desafios, diante de diversas reformas propostas em nosso país. A falta de formação tanto inicial quanto continuada acarreta em praticas segregadoras, podendo-se observar que há ainda muita dificuldade no processo de inclusão escolar. Conclui-se que são necessárias mais pesquisas relacionadas à temática, para que assim possa-se compreender e buscar estratégias para auxiliar o processo de inclusão escolar.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

BARCELOS, K., & MARTINS, M. (2019). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 82–83. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5729

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores