A LITERATURA NA FORMAÇÃO DO “EU” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVES REFLEXÕES.
Resumo
A literatura em seus diversos gêneros mexe com nossas emoções, as palavras que
outrora eram simples, nos emocionam, nos faz sair do lugar comum e viajar para os
mais distantes lugares. A literatura promove desenvolvimento das funções
psicológicas, desenvolve a capacidade imagética, criativa, crítica, afetiva e sensível
na criança, nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo verificar a importância da
literatura na formação do sujeito. Mergulha-se numa contextualização de cunho
bibliográfica, para compreender como a literatura, a ludicidade e a educação estética
mobilizam uma outra forma de educar, perceber e situar a importância da leitura
significativa no processo de constituição de sujeitos leitores e envolvidos pela
literatura, desde a tenra infância, perpassando toda a vida. O primeiro contato com
gêneros textuais é com a mãe, com as cantigas de ninar, depois com a manipulação
de imagens de revistas, rótulos e embalagens diversas. Ao chegar à escola esse
contato com a literatura deve ser enriquecido e incentivado pelos professores através
das contações de histórias e manipulações de livros de diversas texturas. Essas
experiências fazem com que a criança apure/refine seus sentidos. Para tanto, alguns
equívocos devem ser evitados como ignorar as opiniões das crianças sobre uma
história, impor interpretações ou até mesmo não permitir que os pequenos manipulem
os livros por medo de estragarem. O presente estudo traz considerações pertinentes
à formação estética e o ensino literário na escola. Apresentamos a importância da
literatura no desenvolvimento infantil. Espera-se com esse trabalho mostrar as
contribuições da literatura na formação do sujeito e despertar os educadores a
estimular e incentivar de forma prazerosa a relação das crianças com o livro.
Palavras chave: Literatura. Formação do sujeito. Escola. Livros.