A ESCOLA PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Elizangela Tiago MAIA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Alice de Miranda ARANDA

Resumo

este artigo, com base em pesquisa bibliográfica, tem como objetivo discutir o importante papel da escola pública e gratuita na conscientização dos estudantes da educação básica sobre o modelo de Estado moderno burguês dominante no contexto brasileiro, cuja organização é baseada no antagonismo entre duas classes sociais: por um lado, a burguesia (opressora) e, por outro, o proletariado (oprimido). Além disso, o estudo discute a necessidade de ser revista a organização escolar e seu papel político na atualidade, de forma que, os estudantes sejam emancipados, no sentido de entenderem que as condições econômicas e sociais são resultado de um processo histórico e material. Conclui-se que, a educação como política social, pensada a partir de uma perspectiva de classe atende às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras, nas quais se inclui a garantia de educação pública, gratuita e com qualidade social, compreendida como um dos instrumentos de apoio na organização e na luta da classe trabalhadora contra os interesses do capital. Cabe assim, uma reorganização do sistema educacional, em termos democráticos, metodológicos, curriculares e do tempo escolar, de forma que sejam provocadas rupturas em relação ao modelo educacional burguês que ainda prevalece nos espaços educacionais, através do embate e da contradição entre os elementos fundamentais da luta de classe. Isso porque, entender o modo de produção como chave para a transformação histórica, como a sociedade se organiza é papel da educação, além de preparar o aluno para superar a desigualdade.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

MAIA, E. T., & ARANDA, M. A. de M. (2019). A ESCOLA PÚBLICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 789–798. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5795

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)