LITERATURA BRASILEIRA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO DE AÇÕES NO PIBID/LETRAS/UFGD

Autores

Resumo

Este relato apresenta uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da UFGD, a partir de um projeto de extensão intitulado “Contos machadianos: perspectivas educacionais da Literatura Brasileira”. Diante da retirada da carga horária de Literatura nas escolas públicas sul-mato-grossenses como disciplina autônoma, sendo incorporada à disciplina de Língua Portuguesa, julgamos pertinente propor um projeto que levasse a literatura brasileira para a escola, como modo de enfatizar sua importância na formação crítica, social, cultural e artística do alunado de educação básica, proporcionando a este o prazer estético que a leitura literária permite experimentar e a possibilidade de reflexão crítica sobre ela. O objetivo do projeto foi proporcionar aos pibidianos (iniciantes à docência, ICs; e supervisoras das escolas, SPs) uma inserção no universo dos contos machadianos e uma formação que os preparasse para a elaboração orientada de planos de trabalho nas escolas participantes do programa. Aos Iniciantes à docência e às supervisoras, o projeto permitiu ampliar seus conhecimentos literários, analisar de modo pormenorizado a escrita machadiana, compreender aspectos pedagógicos importantes para o ensino de Literatura, aprofundar os estudos sobre gêneros discursivos – com destaque para o gênero conto – e exercitar o planejamento de ações na escola. A partir dessa vivência, puderam articular teoria, prática e reflexão sobre a prática, num círculo virtuoso essencial para o amadurecimento profissional.                   

Biografia do Autor

Milenne BIASOTTO, UFGD

Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Professora adjunta na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), da UFGD, e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de professores (GEPPEF)

Évelin Gomes da SILVA, UFGD

Graduanda em Letras Libras (UFGD). Mestra em Letras - Literatura e Práticas Culturais (UFGD). Pesquisadora do Grupo de Estudo InterArtes (UFGD) e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Interculturalidade e Inclusão (GEPEI/UEMS).

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

BIASOTTO, M., & SILVA, Évelin G. da. (2019). LITERATURA BRASILEIRA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO DE AÇÕES NO PIBID/LETRAS/UFGD. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1132–1143. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5830