LITERATURA BRASILEIRA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO DE AÇÕES NO PIBID/LETRAS/UFGD
Resumo
Este relato apresenta uma experiência realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras da UFGD, a partir de um projeto de extensão intitulado “Contos machadianos: perspectivas educacionais da Literatura Brasileira”. Diante da retirada da carga horária de Literatura nas escolas públicas sul-mato-grossenses como disciplina autônoma, sendo incorporada à disciplina de Língua Portuguesa, julgamos pertinente propor um projeto que levasse a literatura brasileira para a escola, como modo de enfatizar sua importância na formação crítica, social, cultural e artística do alunado de educação básica, proporcionando a este o prazer estético que a leitura literária permite experimentar e a possibilidade de reflexão crítica sobre ela. O objetivo do projeto foi proporcionar aos pibidianos (iniciantes à docência, ICs; e supervisoras das escolas, SPs) uma inserção no universo dos contos machadianos e uma formação que os preparasse para a elaboração orientada de planos de trabalho nas escolas participantes do programa. Aos Iniciantes à docência e às supervisoras, o projeto permitiu ampliar seus conhecimentos literários, analisar de modo pormenorizado a escrita machadiana, compreender aspectos pedagógicos importantes para o ensino de Literatura, aprofundar os estudos sobre gêneros discursivos – com destaque para o gênero conto – e exercitar o planejamento de ações na escola. A partir dessa vivência, puderam articular teoria, prática e reflexão sobre a prática, num círculo virtuoso essencial para o amadurecimento profissional.