VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Thais Caroline Raulino MARCIANO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mírian XAVIER Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

 O estágio supervisionado em ciências é o primeiro contato que o licenciado tem com uma sala de aula, agora com a visão de um docente ele possibilita a observação do funcionamento de uma escola, comportamento de professores e alunos. Esse artigo tem como objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio de ciências no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de Dourados, MS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Trata de experiências vividas, no 6°, 7°, 8° e 9° ano da Escola Municipal Padre Anchieta de Vila Formosa, município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foram realizadas as etapas de observação, participação e regência, observando as estratégias de ensino dos professores, materiais didáticos utilizados, ações da coordenação e demais funcionários, a estrutura escolar, funcionamento da biblioteca, sala de tecnologia e demais espaços da escola. Na última fase, a regência, foram lecionados conteúdos de química no 9° ano: modelos atômicos, distribuição eletrônica e tabela periódica, em forma de aulas expositivas, listas de exercícios, jogos e atividades adaptadas para a aluna com deficiência intelectual. É importante ressaltar a importância das disciplinas de Prática de Ensino durante a graduação e também da importância do estágio supervisionado para a formação do licenciado antes de entrar no mercado de trabalho.

 

Biografia do Autor

Thais Caroline Raulino MARCIANO, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Academica do Curso de licenciatura em Ciencias Biologicas - UEMS

Mírian XAVIER, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do curso de Ciencias Biologicas - UEMS

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

MARCIANO, T. C. R., & XAVIER, M. (2019). VIVENCIANDO A PRÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1201–1206. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5833