SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO REFLEXÃO E AÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.

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Resumo

RESUMO:

Este trabalho trata das experiências de uma professora no início da profissão como docente de alfabetização, trata- se de relatos sobre como ocorriam as formações continuadas do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na qual a docente cursou do ano de 2013 a 2016. O objetivo do trabalho é expor as vivências no decorrer dessas formações que ocorreram na cidade de Dourados-MS, pela Rede Municipal de Educação. Serão abordados no texto temas relevantes como troca de experiências entre colegas, formação continuada, reflexão na prática docente, confecção de material pedagógico, bem como as metodologias aprendidas pela profissional durante a formação continuada citada, serão relatados os desafios do início da profissão e ainda a construção da identidade profissional. Serão referência teóricos que fazem reflexões acerca do ofício de ensinar, bem como teóricos que falam sobre a formação inicial e continuada. Tem-se como resultado deste relato de experiência, a relevância desta formação para a professora que relata, dizendo que o PNAIC contribuiu para a construção da sua identidade enquanto profissional, além da contribuição no que se refere as práticas exercidas em sala de aula, tanto na postura reflexiva quanto ao desenvolvimento de atribuições próprias da profissão docente como elaboração de aulas.

PALAVRAS- CHAVE: Reflexão. Aprendizagem. Formação continuada. Alfabetização.

Biografia do Autor

Pâmilla Nataly Miguelão HELLMANN, UFGD

Professora da rede municipal e estadual de Dourados MS, mestranda da UFGD na linha de História, Memória e Sociedade.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

HELLMANN, P. N. M. (2019). SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO REFLEXÃO E AÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1029–1035. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5701