A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DA UFGD: UMA PROPOSTA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Autores

  • Ana Karoliny Teixeira da COSTA UFGD
  • Adriana Carla Teixeira da Costa BRITO

Resumo

Trazemos como proposta uma reflexão (ainda que parcial, por se tratar de uma pesquisa que ganhará novos desdobramentos com a continuidade dos estudos a que se almeja) sobre a importância da implantação de políticas públicas voltadas para o ensino superior, com vistas à manutenção e à permanência dos alunos de baixa renda dentro das universidades. De modo mais específico, tomamos como objetivo discutir a importância do programa bolsa permanência, implantado na UFGD no ano de 2007, para a formação e a manutenção do aluno em sala de aula. Compreendemos, todavia, que esta abordagem precede de um questionamento acerca da concretização de um instrumento de análise, que se reverbera em uma proposta de monitoramento e avaliação do programa bolsa permanência implantado na UFGD, como procuraremos abordar. A partir dos estudos desenvolvidos até o presente momento, foi possível notar, entre outros aspectos, a intrigante falta de materiais que possibilitassem a construção de uma base de dados nos primeiros sete anos de implantação do programa nesta universidade, ou seja, do ano de 2007 até o ano de 2014. Os resultados apontam ainda que, na visão dos discentes, a política de assistência estudantil é decisiva para a permanência na universidade, além de ser fundamental para democratizar as possibilidades de acesso e permanência no ensino superior. São discussões feitas a luz de teóricos, tais como Dourado (2008), Rosa (2013), Ristoff (2008), entre outros.

Palavras chave: Evasão no ensino superior.  Política de assistência estudantil.  Programa bolsa permanência.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

COSTA, A. K. T. da, & BRITO, A. C. T. da C. (2019). A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DA UFGD: UMA PROPOSTA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 779–788. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5754