METODOLOGIA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GLÂNDUAS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO

Autores

  • Regiani Magalhães YAMAZAKI Universidade Federal da Grande Dourados
  • Osmar Martins ORTIZ Universidade Federal da Grande Dourados
  • Liginho RODRIGUES Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Avaliar se os alunos estão construindo conhecimentos referentes aos temas que são abordados em sala de aula não é fácil, pois muitas avaliações são realizadas com base na memorização e reprodução de conteúdo de ciências da natureza (NASCIMENTOS; RÔÇAS, 2016). Buscando enfrentar esse modelo de avaliação, procuramos inserir formas alternativas de identificarmos processos de apropriação do conhecimento. Inserimos a obra – A Reforma da Natureza – do Monteiro Lobato, como elemento de avaliação de conceitos relacionados à fisiologia humana: órgão e glândula. Escolhemos essa obra por três motivos: por apresentar uma linguagem acessível aos acadêmicos, por dialogar com o conteúdo científico trabalhado – fisiologia humana -, e por veicular conceitos corretos e incorretos sobre os conceitos: glândulas e órgãos. O objetivo da pesquisa foi identificarmos se o livro - A Reforma da Natureza - era um bom instrumento de avaliação de aprendizagem de conceitos – órgãos e glândulas - pelos acadêmicos guaranis e kaiowás

Biografia do Autor

Regiani Magalhães YAMAZAKI, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS e licenciada em Biologia pela UEMS. Atualmente sou orientadora de mestrado - Educação e Territorialidade da UFGD.

Osmar Martins ORTIZ, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmico da Licenciatura intercultural indígena da Universidade Federal da Grande Dourados.

Liginho RODRIGUES, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmico da Licenciatura Intercultural Indígena da UFGD

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

YAMAZAKI, R. M., ORTIZ, O. M., & RODRIGUES, L. (2019). METODOLOGIA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE GLÂNDUAS E ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 129–130. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5798

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores