ERA UMA VEZ...COMO A CONTAÇÂ DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES, CRÍTICOS E CRIATIVOS

Autores

  • Nilva Alves de MOURA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal https://orcid.org/0000-0003-3019-1699
  • Leandro Costa VIEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Resumo

Esta pesquisa pretende refletir sobre a contribuição da contação de histórias no ensino/aprendizagem e a prática da leitura literária nas escolas nos anos iniciais com ênfase na formação de leitores autônomos, a partir da análise bibliográfica de diferentes pesquisadores, os quais discutem sobre os desafios da mediação literária no contexto da educação infantil aos primeiros anos do ensino fundamental. A expectativa é investigar como a escola se posiciona diante da responsabilidade de mediar e formar leitores. Meu questionamento é: A contação de histórias pode ser uma estratégia de auxílio na promoção da afetividade e do protagonismo dos alunos na sua relação com os textos literários? Assim este estudo espera debater sobre a importância da contação de história na mediação literária e sua permanência como um hábito contínuo e autônomo na vida dos futuros sujeitos leitores para além das salas de aula.

 

Palavras-chave: Contação de histórias. Mediação em leitura. Autonomia literária

Biografia do Autor

Nilva Alves de MOURA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Leandro Costa VIEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

MOURA, N. A. de, & VIEIRA, L. C. (2019). ERA UMA VEZ.COMO A CONTAÇÂ DE HISTÓRIAS CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS LEITORES, CRÍTICOS E CRIATIVOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 117–128. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5785

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)