POLÍTICAS E EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E A ESCOLA MUNICIPAL MBO’ERO ARANDU’I- ALDEIA JARARÁ
Resumo
Este artigo discute sobre a política de educação que rege a gestão escolar da escola indígena do município de Juti-MS, com especificidade para a Escola Municipal MBO’ERRO ARANDU’I- Aldeia Jarará. O presente artigo tem como objetivo, a discussão sobre alguns dispositivos operantes na história da política de educação escolar indígena no Brasil, bem como as formas de governamento e as estratégias utilizadas na gestão e organização direcionada à escola localizada no referido município. Este artigo tem como relevância, o contexto institucional acerca da educação escolar indígena no âmbito da gestão escolar. Deste modo esta pesquisa tece alguns conceitos operantes nos diálogos de Foucault (1978 - 1979), como estratégias e poder-saber, neste sentido, a criação desta escola em 2004 e as tramitações que a administração pública está fazendo para transformá-la em sala de extensão da escola urbana é uma estratégia, também são formas de governamento, pois o poder em exercício no interior da instituição, promove o governo do outro, exemplo disso são os dispositivos escolares. A organização enquanto estratégia, serviu para a administração pública manter a instituição em funcionamento, atendendo a comunidade indígena daquele local, porém, de forma irregular. Também, com norte nos estudos de Magalhães (2004) acerca das instituições educativas. Como parte metodológica este artigo foi elencado na revisão bibliográfica e norteado e em uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal da Grande Dourados. Assim concluímos que a escola é gestada de uma forma que não atende a política de educação escolar indígena, e não tem ato legal de funcionamento, compreendemos assim que ela é uma instituição irregular.
PALAVRAS CHAVE: Educação. Gestão Escolar. Políticas.