RECORDAÇÕES DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo conhecer as recordações das crianças em relação as práticas pedagógicas envolvendo a linguagem musical na educação infantil. Acreditamos que as recordações das crianças em relações as práticas musicais podem revelar diversas aprendizagens, significados em suas experiências e ampliação de repertório, aspectos que caracterizam a importância da música na educação infantil. Deste modo, identificamos por meio de suas falas quais foram as músicas ouvidas na etapa da Educação Infantil, suas experiências e sentimentos em relação à essa linguagem. Participaram desta pesquisa quatro crianças que estavam frequentando o 1º ano do ensino fundamental no ano 2018 e que haviam frequentado a educação infantil. A abordagem metodológica da pesquisa tem caráter qualitativo, com embasamento em autores como Teca Alencar Brito, Marcia Gobbi e outros que reconhecem a música como componente indispensável na educação infantil. Nas entrevistas as crianças citaram memórias acerca das práticas pedagógicas relacionadas às músicas, estando presentes nas brincadeiras de roda como: ciranda-cirandinha, batata-quente, dança da cadeira, como também na criação de instrumentos, suas preferências músicas, o uso da tecnologia como suporte da prática e seus sentimentos a respeito desta linguagem. Citam também a presença da música em datas comemorativas, interligadas a algumas práticas de disciplinarização e condicionamento.