RECORDAÇÕES DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Karolline Coutinho PACHECO Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Débora de Barros SILVEIRA Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer as recordações das crianças em relação as práticas pedagógicas envolvendo a linguagem musical na educação infantil. Acreditamos que as recordações das crianças em relações as práticas musicais podem revelar diversas aprendizagens, significados em suas experiências e ampliação de repertório, aspectos que caracterizam a importância da música na educação infantil. Deste modo, identificamos por meio de suas falas quais foram as músicas ouvidas na etapa da Educação Infantil, suas experiências e sentimentos em relação à essa linguagem. Participaram desta pesquisa quatro crianças que estavam frequentando o 1º ano do ensino fundamental no ano 2018 e que haviam frequentado a educação infantil. A abordagem metodológica da pesquisa tem caráter qualitativo, com embasamento em autores como Teca Alencar Brito, Marcia Gobbi e outros que reconhecem a música como componente indispensável na educação infantil. Nas entrevistas as crianças citaram memórias acerca das práticas pedagógicas relacionadas às músicas, estando presentes nas brincadeiras de roda como: ciranda-cirandinha, batata-quente, dança da cadeira, como também na criação de instrumentos, suas preferências músicas, o uso da tecnologia como suporte da prática e seus sentimentos a respeito desta linguagem. Citam também a presença da música em datas comemorativas, interligadas a algumas práticas de disciplinarização e condicionamento.

Biografia do Autor

Karolline Coutinho PACHECO, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Acadêmica: Karolline Coutinho Pacheco,  discente do curso de Pedagogia/Licenciatura, na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- unidade de Dourados/MS, orientanda da Profª Doutora Débora de Barros Silveíra 

Débora de Barros SILVEIRA, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Débora de Barros Silveira, docente do curso de Pedagogia/Licenciatura, na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - unidade de Dourados/MS.

Mestre e Doutora em educação pela UFSCar 

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

PACHECO, K. C., & SILVEIRA, D. de B. (2019). RECORDAÇÕES DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO A LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 683–697. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5761