AGRICULTURA URBANA, SOCIAL, SUSTENTÁVEL E INTERDISCIPLINAR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE AMAMBAI-MS
Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma atividade pedagógica realizada na Escola Estadual Coronel Felipe de Brum na cidade de Amambai/MS, com uma turma do 8º oitavo ano matutino. Teve como objetivo a prática de atividades interdisciplinares, com base na pedagogia da pesquisa em sala e extra-sala a partir do desenvolvimento do projeto Agrinho/MS. Para tanto, foi exposto aos estudantes, o projeto, os livros da coleção, tema gerador do ano de 2017 e a proposta de realizar uma experiência pedagógica, enfocando a agricultura urbana, social e sustentável. Com o intuito de usar as ferramentas tecnológicas e o meio lúdico no aprender, a aprender, foi apresentado o site do programa Agrinho e o vídeo “Chico Bento - Na roça é diferente”. Dando sequências às atividades, calculou-se o IMS (Índice de Massa Corpórea), a partir das medidas de massa corpórea e altura dos estudantes. O cálculo foi realizado com o auxílio da professora de matemática, com enfoque na alimentação saudável, atitudes sustentáveis e o uso do software Geogebra. As atividades extra-sala foram realizadas a partir das visitas às hortas orgânicas e hidropônica e a adubação dos canteiros, com adubo natural (carneiro), sendo que a montagem dos canteiros foi feito por máquina especializada, em parceria com a secretaria de agricultura do município. O projeto foi finalizado com a elaboração de uma redação, onde houve leitura e debate com as coleções Agrinho/MS. As parcerias formadas, foram fundamentais para que esta experiência fosse desenvolvida com êxito. As atividades extra-classe faz parte do processo de ensino e aprendizagem, e quando bem planejadas são desafiadoras e despertam a curiosidade e criatividade do estudante, assumindo um papel crucial na aprendizagem.
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