O CONCEITO DE POLÍTICA PÚBLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES: ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Elis Regina dos Santos VIEGAS Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0002-9557-3471
  • Cristina Fátima Pires Ávila SANTANA Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  • Claudia Marinho Carneiro NODA Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o conceito de política pública e suas ramificações, com ênfase na política educacional. A metodologia é delineada no formato teórico-bibliográfico de abordagem qualitativa. O trabalho ganha relevância, em razão de que para muitos pesquisadores iniciantes na área acadêmica, falar de política em um determinado contexto remete, a grosso modo, ao estudo de leis, regulamentos, pareceres, decretos, etc. Percepção que desconsidera a complexidade dos processos que envolvem o movimento histórico, econômico e social de construção e materialização da política pública em sua dimensão macro, bem como suas implicações e/ou efeitos em sentido micro. O estudo realizado fundamenta-se na apreensão de que o Estado é histórico, relacional e permeado por redes de poder e que, ainda, continua a ser fundamental para garantia e realização dos direitos sociais. Portanto, a acepção do que é política não pode ser reduzida a único fato ou aspecto, pelo contrário, buscamos nos aproximar do conceito como um processo histórico de intenções, ações e comportamentos de muitos participantes. A partir disso, apreendemos o papel central que os atores sociais (diversos participantes) desempenham na construção de uma política, desmitificando a ideia de que as leis são produções do Estado abstrato, sem relação com a realidade vivenciada. Embora, tenhamos que ter em conta que este papel (do ator social), não resulte em uma perspectiva reducionista de análise, que ignore os fatores macroestruturais presentes nas definições políticas, em especial das educacionais.

Biografia do Autor

Elis Regina dos Santos VIEGAS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Mestre do quadro efetivo da Rede Municipal Pública de Dourados-MS. Doutoranda em Educação e Bolsista DS da CAPES da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE)” e do Grupo de Estudos e Pesquisa “Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)”.

Cristina Fátima Pires Ávila SANTANA, Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Mestre em Educação. Professora no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e Técnica Pedagógica NEI/SEMED, Dourados-MS

Claudia Marinho Carneiro NODA, Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Mestre em Educação. Coordenadora do NEI/SEMED, Dourados-MS

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

VIEGAS, E. R. dos S., SANTANA, C. F. P. Ávila, & NODA, C. M. C. (2019). O CONCEITO DE POLÍTICA PÚBLICA E SUAS RAMIFICAÇÕES: ALGUNS APONTAMENTOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 868–879. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5812