RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS TRANS NO CURSO DE ARTES CÊNICAS – UFGD

Autores

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma inquietação que surgiu durante o período em que fiz parte do corpo docente do curso de Artes Cênicas da UFGD (Dourados – MS). Ao ministrar o componente curricular Encenação II, que consiste basicamente em montar um espetáculo teatral com todes[1] alunes de uma determinada turma, me deparei com questões de gênero que se faziam urgentes na vida de muites estudantes, algumas/alguns com quem me relacionei diretamente, outres que vim a conhecer posteriormente. Desde então entendo que se faz necessário que as/os estudantes sejam escutades e que as/os docentes, técnicos e a instituição, reflitam formas de acolher essas pessoas. Para tal, proponho este formato de trabalho, que pretende dar visibilidade a estudantes transgêneres[2]do curso de Artes Cênicas da UFGD com o intuito de registrar parte de suas experiências no universo acadêmico. Focou-se em três estudantes que fizeram, ou estão fazendo, a afirmação de sua identidade de gênero após o ingresso no curso. Trata-se de relatos de suas vivências acadêmicas, entendendo que é de suma importância cada vez mais termos arquivos de vozes trans não-homogeneizadas, abordadas em suas individualidades, particularidades e necessidades pessoais. Através de uma abordagem epistemológica feminista, esse estudo não pretende quantificar, criar estatísticas ou base de dados, mas sim abrir caminho para uma perspectiva sexualizada na produção de conhecimento, entendendo que a representatividade de discurso é essencial para os estudos de gênero.

[1] Foi adotada uma forma de escrita neutra, não privilegiando uma leitura masculina ou feminina do trabalho, entretanto, quando a referência for às pessoas que deram os relatos utilizar-se-á a forma feminina, mesmo havendo um homem trans entre elas, já ele ainda não alterou seu nome social.

[2] Transgênere: pessoa que se identifica com gênero diferente de seu sexo biológico.

Cisgênere: pessoa que se identifica com gênero igual ao seu sexo biológico.

Biografia do Autor

Camile Cecília dos ANJOS, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora substituta do curso da Artes Cênicas da UFGD.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ANJOS, C. C. dos. (2019). RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS TRANS NO CURSO DE ARTES CÊNICAS – UFGD. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1186–1199. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5822