A INSERÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NOS PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMS
Resumo
O presente trabalho consiste um recorte dos desdobramentos da Resolução n. 2 de 2015 com enfoque na gestão escolar. Tem como objetivo analisar a inserção da gestão democrática na formação inicial a partir do Projeto Pedagógico de Curso das licenciaturas em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de modo averiguar se atende à demanda da gestão escolar ou se as disciplinas ofertadas estão diluídas no próprio currículo do curso de formação de professores. Para tanto, analisa recorre à pesquisa documental buscando captar as diferentes concepções e entender que é uma disputa de campo na organicidade da formação inicial e continuada. A investigação aponta que as quatro unidades universitárias que ofertam o curso de Pedagogia disponibilizam disciplinas com enfatize na gestão escolar, oscilando entre o segundo e o quarto ano de estudo. Outro aspecto importante de ressaltar, que apenas Campo Grande e Paranaíba oferecem uma disciplina única com descrição de Gestão escolar.