A INSERÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NOS PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMS

Autores

  • Julice de Souza FARIAS UEMS
  • Andréia Nunes MILITÃO

Resumo

O presente trabalho consiste um recorte dos desdobramentos da Resolução n. 2 de 2015 com enfoque na gestão escolar. Tem como objetivo analisar a inserção da gestão democrática na formação inicial a partir do Projeto Pedagógico de Curso das licenciaturas em Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de modo averiguar se atende à demanda da gestão escolar ou se as disciplinas ofertadas estão diluídas no próprio currículo do curso de formação de professores. Para tanto, analisa recorre à pesquisa documental buscando captar as diferentes concepções e entender que é uma disputa de campo na organicidade da formação inicial e continuada. A investigação aponta que as quatro unidades universitárias que ofertam o curso de Pedagogia disponibilizam disciplinas com enfatize na gestão escolar, oscilando entre o segundo e o quarto ano de estudo. Outro aspecto importante de ressaltar, que apenas Campo Grande e Paranaíba oferecem uma disciplina única com descrição de Gestão escolar.

Biografia do Autor

Julice de Souza FARIAS, UEMS

Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, nível de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Andréia Nunes MILITÃO

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: andreiamilitao@uems.br

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

FARIAS, J. de S., & MILITÃO, A. N. (2019). A INSERÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NOS PPC DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UEMS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 134–146. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5829

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

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