O DESEMPAREDAMENTO COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR: É POSSÍVEL?

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Resumo

É um relato de experiência em andamento que tem ocorrido no Centro de Educação Infantil Municipal da cidade de Dourados/MS. Parte das primeiras reflexões de experiências referentes ao Projeto institucional intitulado “Meu quintal é maior que o mundo” organizado pela equipe pedagógica. Este projeto objetiva vivenciar nas práticas pedagógicas cotidianas da instituição, ações voltadas ao espaço externo à sala de referência, na busca de planejar espaços, materiais e tempos para ser um laboratório científico de vivências e experiências dos bebês, crianças bem pequenas e pequenas, na tentativa de garantir o que a legislação atual brasileira define para o currículo educacional da primeira infância. Compreendemos a criança como sujeito de direitos, expressa pelas DCNEI (2010); pela garantia dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento afirmados na BBNCC (2017) e pelas contribuições da estudiosa da infância Léa Tiriba, ao suscitar o conceito de “Desemparedamento” (TIRIBA, 2017) nas instituições de educação infantil e sua emergência para a real educação na sociedade atual. Relatamos metodologicamente, como surgiu a problematização pelo grupo de professoras e como a equipe tem atuado junto às crianças e comunidade escolar para que a retirada das crianças das quatro paredes da sala aconteça na instituição. Estando a proposta em andamento, é possível constatar que: (a) A ação de desemparedar levou o grupo de professoras a estudar e pesquisar cotidianamente a fim de compreender e viver a proposta; (b) Os estudos têm fortalecido o grupo de professoras, que em muitos momentos percebem um ‘emparedamento interno’ que dificulta a real garantia de liberdade das crianças; (c) A proposta aumentou significativamente as interações e brincadeiras entre bebês e crianças de diferentes faixas etárias; (d) A compreensão de tempo e rotina sendo repensadas pela equipe pedagógica; (e) A participação e inserção das famílias na proposta tem aberto possibilidades de ampliação das experiências do Projeto.

 

Palavras chave: Desemparedamento. Educação Infantil. Brincar Livre. Protagonismo. Currículo.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

OVANDO, N. G., & KOCHI, J. C. dos S. (2019). O DESEMPAREDAMENTO COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA CURRICULAR: É POSSÍVEL?. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1177–1183. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5789