FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PARCERIA ENTRE UFMS E CRE11 NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO

Autores

  • Vanilda ALVES DA SILVA UFMS/CPPP
  • Kathia Lorena Caceres BERNAL CRE–11/Ponta Porã/MS

Resumo

A Educação do século XXI busca profissionais comprometidos e envolvidos para a formação de uma cidadania sedimentada no conhecimento, no aprender a conhecer e a fazer. Daí a importância de repensar na metodologia de ensino matemático interessante, criativa e que tenha significado para o aluno. Essa preocupação é relevante, tendo em vista que o atual contexto da reforma educacional tende dar respostas urgentes à complexa sociedade atual, uma vez que a modernidade exige mudanças, adaptações, atualizações e aperfeiçoamento.  A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus de Ponta Porã, por meio de suas relevantes ações e atuações tem contribuído significativamente para a melhoria do ensino superior e educação básica, dentre elas destaca-se a formação continuada de professores, que visa contribuir na busca de uma melhoria no desempenho dos alunos na disciplina de Matemática. Após firmar parceria com a Coordenadoria Regional de Educação – CRE 11, instituição responsável pela formação de professores da Educação Básica em Ponta Porã na rede estadual de ensino, elaboraram um projeto direcionado aos docentes de Matemática. A parceria objetiva oferecer formações continuadas utilizando-se de tendências em Educação Matemática que auxiliem no processo ensino e aprendizagem, motivando e orientando os professores em seus planejamentos. É sabido que o corpo docente tem muito a oferecer, e nos momentos das formações continuadas acontecerão trocas de experiências e conhecimentos contribuindo para um ensino de qualidade. Acredita-se que a diversidade metodológica possibilita o crescimento pro­fissional e educativo, no sentido de propiciar situações ainda não experimentadas e que tornam-se fundamentais na busca de mudanças de posturas com relação ao trabalho docente.  Espera-se que diferentes caminhos e uso de diversas ferramentas pedagógicas auxiliem o educador a compreender a relevância de transformar os conhecimentos matemáticos historicamente produzidos em saber matemático escolar, contribuindo assim para a formação intelectual do aluno.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ALVES DA SILVA, V., & BERNAL, K. L. C. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PARCERIA ENTRE UFMS E CRE11 NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 330–331. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5902