EM NOSSAS AULAS DE ARTE O LÚDICO PELO LÚDICO NÃO CABE: A LUDICIDADE, A IMAGINAÇÃO E A FANTASIA DEVEM TORNA-SE CORPO
Resumo
Resumo: O presente relato de experiência, versa sobre a ludicidade, a fantasia e sobre a imaginação dentro das aulas de arte de dois estagiários que atuaram em duas escolas (ensino infantil e ensino fundamental 1) do municio de Campo Grande em Mato Grosso do Sul no ano de 2018, este trabalho foi concebido a partir das experiências vivadas pelos estagiários, somado aos estudos de Constantin Stanislavsky (2016), Jussara Miller (2005) e Márcia Strazacappa (2001). Todo trabalho foi escrito também de maneira lúdica, ancorado nos pressupostos da escrita poético-científica a partir de Ciane Fernandes (2008). Os autores, caro leitor, convidam-no para juntos realizarem uma viagem no tempo, levando-o há um futuro não muito distante, onde recordam com carinho a maneira que conduziram e regeram suas aulas dentro da disciplina de estagio supervisionado I no curso de Licenciatura em Artes cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, ressaltando a trajetória desenvolvida dentro do estágio supervisionado curricular I para que fosse possível realizar um trabalho lúdico que tivesse também um aprofundamento em um trabalho corporal, trabalhando para uma não dicotomização do corpo, mas sim, considerando o corpo como um corpo soma, onde imaginação e movimento comungam-se em um único exercício didático. Se estiver interessado em acompanhar o pensamento destes autores sobre o tema deste trabalho, peço para que aperte os cintos, pois a viagem vai começar....