PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ATENDER A LEI 10.639/2003, DESCONSTRUINDO ESTERIÓTIPOS ATRIBUÍDOS AOS NEGROS

Autores

  • Simone Aparecida de OLIVEIRA UEMS – Campo Grande

Resumo

Essa pesquisa Práticas Pedagógicas Para Atender a Lei 10.639/2003, Desconstruindo Estereótipos Atribuídos aos Negros, é um relato de experiência, na qual, foi realizada uma aula no terceiro ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Álvaro Lopes, no Município de Terenos, localizado a vinte e sete quilômetros de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Diante disso foi aplicado um plano de aula voltado para o conhecimento  da formação da sociedade brasileira, com uma breve abordagem sobre a vinda forçada dos negros da África para o trabalho escravo no Brasil, como foram  e como são tratados até os dias de hoje. Os recursos utilizados foram entre outros, bonecas brancas e negras, com roupas novas e bonitas, e roupas velhas e sujas, com intuito de perceber qual é a visão dos alunos com relação de quem deveria usá-las e o que ficou evidente é que a maioria deles vestiria as bonecas brancas com as roupas novas e as bonecas negras com roupas sujas e velhas, e os mesmos expressaram livremente a opinião de que as bonecas negras não combinavam com as roupas novas porque eram mais feias. Na sala com vinte e dois alunos, três meninas opinaram de maneira contrária, e as mesmas se alto declararam negras, causando uma agitação por parte dos demais, com risos no sentido de ironizar tal afirmação. Diante disso foi exibido um vídeo sobre a vinda dos Africanos no Brasil, e grande foi à indignação com a história vista. Contudo houve um debate, no qual, os alunos já haviam mudado a opinião sobre o valor do negro na formação cultural e social da sociedade brasileira expressando no desenho e pequenos textos tal constatação.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de. (2019). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ATENDER A LEI 10.639/2003, DESCONSTRUINDO ESTERIÓTIPOS ATRIBUÍDOS AOS NEGROS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1239–1249. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5903