A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: O CASO DA ESCOLA ESTADUAL DE TAQUARUSSU - MS
Resumo
As propostas de educação integral não são novas no cenário histórico da educação brasileira, com aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) estabeleceram-se novas perspectivas para as políticas públicas da área, uma vez que a meta é atingir o mínimo de 25% das matrículas em tempo integral. Para o enfrentamento deste desafio o governo federal instaurou o Programa “Mais Educação” que induziu a participação dos munícipios. No ano de 2012 a Escola Estadual do município de Taquarusu/MS implanta o Programa Mais Educação, com vistas a atender as propostas e metas do Governo Federal, adere em 2016 o ProEMI e em 2017 o Ensino em Tempo Integral “Escola de Autoria”. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a organização do trabalho pedagógico na escola para a implementação de políticas de Ensino em Tempo Integral tendo como campo empírico a Escola Estadual do Município de Taquarussu/MS, no período compreendido entre 2008 e 2018. Para atingir os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada será de cunho qualitativo, tendo como ponto de partida a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa consistirá na realização de questionários com sujeitos responsáveis pela materialização desses projetos no âmbito da escola (diretora professores (as) e coordenadores (as)). Contatou-se que a escola teve, em um curto período de tempo, três proposições distintas de ampliação da jornada escolar que se propuseram a implementar um ensino em tempo integral. Espera-se a partir desta análise, responder questões acerca das propostas de Ensino Integral do Plano Nacional de Educação. Será realizado um Estudo de Caso para entender em que medida a organização pedagógica da escola contribui para o alcance das metas estabelecidas, bem como para uma formação emancipada do aluno (a).