PERCEPÇÕES DOS ORIENTADORES DE ESTÁGIO QUANTO AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FÍSICA

Autores

  • Nairele Freitas ORTEGA UFGD
  • Fabio PERBONI

Resumo

A presente investigação se vincula a uma pesquisa maior que investiga a configuração do Estagio Curricular Supervisionado Obrigatório nos diversos cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(UEMS) e pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). O recorte aqui proposto debruça-se sobre a investigação dos estágios à partir das percepções dos orientadores das disciplinas nos cursos de física das duas universidade. Para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada, foram entrevistados quatro professores dessas instituições, o orientador foi convidado a falar sobre suas experiências com os alunos e supervisores na escola. As analises feita a partir das concepções dos professores orientadores demonstram a importância sobre refletir e discutir o trabalho de formação no processo de estagio, que envolve saberes profissional e espaços de formação revelando a necessária revisão do trabalho conjunto entre professores, instituições e normas que regem o estágio. Constata-se, à partir dos relatos dos orientadores os desafios enfrentados para a efetivação do ECSO e salientam a falta de relação mutua entre orientadores, professores supervisores, professores universitários que integram o curso e as normas da universidade, e enfatizam o distanciamento da universidade com a escola, carência na reflexão conjunta do curso sobre a realização das práticas de estágio, implicando em uma ausência da  valorização que se deve dar ao estagio por todos os envolvidos no curso. Os envolvidos relatam, ainda, a necessidade de modificações nos normativos sobre o estágio, no sentido de maior envolvimento do conjunto do corpo docente e instituições envolvidas no processo, conforme preconiza a resolução 02/2015, demonstrando que a mesma ainda não está plenamente implementada na realidade analisada.

Downloads

Publicado

05/12/2019

Como Citar

ORTEGA, N. F., & PERBONI, F. (2019). PERCEPÇÕES DOS ORIENTADORES DE ESTÁGIO QUANTO AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE FÍSICA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 481. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5806

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)