O LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás
Resumo
Este trabalho está inserido no campo de pesquisa sobre a formação de professores, tendo como foco a alfabetização no processo de formação inicial do pedagogo. A pesquisa em tela teve por finalidade analisar as ementas das disciplinas, ofertadas na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, com intuito de identificar nas ementas a relação entre os conteúdos teóricos e práticos de alfabetização. Para tanto, numa abordagem qualitativa, realizou-se levantamento das matrizes curriculares e, após a identificação das disciplinas, foi realizada a análise das ementas. Partimos da hipótese inicial de que não há relação entre os aportes teóricos e a prática de ensino, já que os cursos de formação de professores reservam a prática para as disciplinas de Estágio que são ofertadas no final do curso. A partir do levantamento e análise empreendida nesta pesquisa verificaram-se avanços significativos propostos pelas disciplinas de alfabetização no que concerne ao que é ofertado nas universidades e aquilo de que necessita o profissional em atuação.