O LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Autores

  • Suzanna Neves FERREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andréia Nunes MILITÃO Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho está inserido no campo de pesquisa sobre a formação de professores, tendo como foco a alfabetização no processo de formação inicial do pedagogo. A pesquisa em tela teve por finalidade analisar as ementas das disciplinas, ofertadas na licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, com intuito de identificar nas ementas a relação entre os conteúdos teóricos e práticos de alfabetização. Para tanto, numa abordagem qualitativa, realizou-se levantamento das matrizes curriculares e, após a identificação das disciplinas, foi realizada a análise das ementas. Partimos da hipótese inicial de que não há relação entre os aportes teóricos e a prática de ensino, já que os cursos de formação de professores reservam a prática para as disciplinas de Estágio que são ofertadas no final do curso. A partir do levantamento e análise empreendida nesta pesquisa verificaram-se avanços significativos propostos pelas disciplinas de alfabetização no que concerne ao que é ofertado nas universidades e aquilo de que necessita o profissional em atuação.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

FERREIRA, S. N., & MILITÃO, A. N. (2019). O LUGAR DA ALFABETIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: uma análise da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 29–43. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5688

Edição

Seção

Eixo 2. Formação Inicial de Professores

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