APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO

Autores

  • Daiane Medina LARROZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL
  • Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Resumo

Este estudo se deu a partir de uma prática pedagógica vinculada ao Programa Residência Pedagógica (PRP), nas aulas de matemática, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Objetivamos, com este texto, descrever a experiência nas aulas da disciplina de matemática principalmente como ocorreu a atividade do qual optamos por trabalhar o conteúdo “sequência numérica”. Nesse sentido, percebemos que alguns dos alunos não estavam compreendendo o que era sequência numérica e muitos apresentavam - ainda - ausência de reconhecimento dos algarismos. A partir disso, foi proposto uma atividade denominada como “teia de aranha”, onde foram organizados números de 1 a 30. Por conseguinte, foi distribuído em roda e depois foi dado um barbante no qual os alunos o arremessavam entre si para obter o seguinte número. A participação em jogos de grupos também representa uma conquista cognitiva, emocional, moral e social para o estudante e um estímulo para o desenvolvimento de sua competência matemática (BRASIL, 1998). Ressaltamos que aprender por meio de brincadeiras fica mais fácil e atrativo a fim de que os alunos compreendam o que estão estudando. Observamos que depois da aula os alunos conseguiram internalizar a compreensão de sequência numérica. A proposta diferenciada de atividade trouxe mais incentivo à aprendizagem do conteúdo matemático. Para Rizzo (1996), os jogos que mantém seu caráter lúdico garantem que a criança possa interagir de forma espontânea, e assim o professor tem condições de possibilitar o crescimento do seu aluno e auxiliá-lo, de forma aprimorada, à ter mais intimidade e interesse com a disciplina de matemática.

Biografia do Autor

Daiane Medina LARROZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO DO SUL

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Celia ORTEGAS DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Ponta Porã

Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Discente no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Ponta Porã. 

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

LARROZA, D. M., & ORTEGAS DE OLIVEIRA, C. (2019). APRENDENDO SEQUÊNCIA NUMÉRICA COM UMA TURMA DE 3º ANO. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), p. 1117. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5749