EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: INTERCULTURALIDADE E ASPECTOS HISTÓRICOS

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Resumo

Através do presente artigo objetiva-se analisar as características da educação escolar indígena desde os primórdios de sua existência, do período colonial aos dias atuais, a reinvindicação de direitos e conquistas legislativas adquiridas com a constituição de 1988, assim como as características da escola indígenas atual. Discorrendo sobre a temática, em linhas gerais visa-se analisar as seguintes vertentes: O primeiro contato da comunidade indígenas com a educação formal, relembrando toda a luta de subsistência travada, o modelo de vida imposto e forçada tentativa de matar a identidade do povo indígena, o qual era tido como incivilizado. Esse processo de analisar o passado é vital para refletirmos sobre a situação atual e compreender os fatores que embasam as reivindicações atuais. Perpassando sobre o período da nova constituição, visa-se apresentar os direitos adquiridos e amparados por lei, mas que, até os dias atuais encontram dificuldades para de fato serem colocados em prática. Por fim, discorrer sobre a escola diferenciada tão sonhada nas comunidades indígenas, a qual firma-se sobre os princípios na igualdade, interculturalidade, bilinguismo e diversidade. Nesse sentido, a interculturalidade apresenta grande importância nesse processo de reconstrução, pois visando uma educação inclusiva, pensar a educação escolar indígena é pensa-la juntamente com toda carga cultural e histórica que ela traz consigo, descontruindo ideias preconceituosas sobre a comunidade indígena e seu modo de vida. Nesse sentido, objetiva-se investigar a necessidade da interculturalidade no processo de construção de uma educação indígena justa e emancipadora, assim como analisar os aspectos históricos do conceito de educação indígena que se consolidou ao longo dos tempos.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

JARDIM, F. O. (2019). EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: INTERCULTURALIDADE E ASPECTOS HISTÓRICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 663–671. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5839