A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA ORAL

Autores

  • Joseane Aparecida Souza FRANCISCO UEMS
  • Natalina Sierra Assêncio COSTA UEMS

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência voltado para o ensino de língua portuguesa, dentro dos princípios da sociolinguística, tendo como enfoque a heterogeneidade da língua, o preconceito linguístico e a valorização das múltiplas formas de se manifestar na língua materna que deve ser compreendida como heterogênea, em que o falante real, num determinado contexto social, utiliza sua variante, formada a partir de um espaço geográfico, considerando fatores históricos, classe social, idade, sexo, escolaridade que constituem sua identidade. Nesse sentido, será apresentada uma atividade de análise de duas entrevistas orais,  desenvolvidas em sala de aula para a turma do 7º ano A da Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos (Campo Grande- MS), no 3º e 4º bimestre no ano de 2018, como proposta de intervenção didática, tornando possível, por meio da mediação do professor, desenvolver uma pedagogia da variação linguística, a partir de experiências reais dos alunos, com o intuito de promover uma reflexão sobre a língua materna e seu uso. Como resultado dessa pesquisa, foi possível os alunos construírem conceitos a respeito da variação linguística, para se tornarem mais competentes no uso das variedades prestigiadas, sem menosprezar as outras variantes.

 

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

FRANCISCO, J. A. S., & COSTA, N. S. A. (2019). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO GÊNERO TEXTUAL ENTREVISTA ORAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 3(3), pp. 1118–1130. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5791